Doenças e sintomas

Secreção anal

Ilustração digital de um corpo feminino de perfil, centrado na região do intestino com o reto em destaque.

A secreção anal tem como causa a ocorrência de hemorroidas, abcessos, fissuras anais ou qualquer inflamação na região da proctite. 

 

A secreção anal típica é aquosa, mas pode conter pus e/ou sangue e vir ou não acompanhada de dor.

 

Causas

 

As causas mais comuns de secreção anal são: hemorroidas, abscessos, fissuras anais, fístulas ou qualquer inflamação na região anorretal (proctite). Com menos frequência, a secreção na região pode ser sintoma de câncer anal.

 

Veja também: Leia entrevista sobre hemorroidas

 

Fístulas anais

 

Fístula é uma abertura anormal no tecido perianal. Na fístula anal, a abertura interna ocorre no intestino e prolonga-se até alcançar a pele ao redor do ânus provocando uma secreção aquosa com pus e, possivelmente, coceira. A fístula geralmente é causada por uma infecção retal, por doença diverticular ou por inflamações intestinais.

 

Veja também: Mitos e verdades sobre fissura anal

 

Recomendações

 

  • Se houver suspeita de fístula, procure um médico que diagnosticará sua causa através de exames específicos. Em se tratando de infecções, pode haver necessidade da prescrição de antibióticos. Determinados casos, entretanto, só são resolvidos com tratamento cirúrgico;
  • Os cuidados locais de higiene são os mesmos do item prurido anal;
  • É importante reforçar que, na ocorrência de fístulas anais, o uso do papel higiênico é contraindicado.

Sobre o autor: Maria Helena Varella Bruna

Maria Helena Varella Bruna é redatora e revisora, trabalha desde o início do Site Drauzio Varella, ainda nos anos 1990. Escreve sobre doenças e sintomas, além de atualizar os conteúdos do Portal conforme as constantes novidades do universo de ciência e saúde.