Secreção anal

A secreção anal tem como causa a ocorrência de hemorroidas, abcessos, fissuras anais ou qualquer inflamação na região da proctite. 

Ilustração digital de um corpo feminino de perfil, centrado na região do intestino com o reto em destaque.

Compartilhar

Publicado em: 13 de abril de 2011

Revisado em: 20 de setembro de 2023

A secreção anal tem como causa a ocorrência de hemorroidas, abcessos, fissuras anais ou qualquer inflamação na região da proctite. 

 

A secreção anal típica é aquosa, mas pode conter pus e/ou sangue e vir ou não acompanhada de dor.

 

Causas da secreção anal

As causas mais comuns de secreção anal são: hemorroidas, abscessos, fissuras anais, fístulas ou qualquer inflamação na região anorretal (proctite). Com menos frequência, a secreção na região pode ser sintoma de câncer anal.

 

Fístulas anais

Fístula é uma abertura anormal no tecido perianal. Na fístula anal, a abertura interna ocorre no intestino e prolonga-se até alcançar a pele ao redor do ânus provocando uma secreção aquosa com pus e, possivelmente, coceira. A fístula geralmente é causada por uma infecção retal, por doença diverticular ou por inflamações intestinais.

Veja também: Mitos e verdades sobre o ânus

 

Recomendações para lidar com a secreção anal

  • Se houver suspeita de fístula, procure um médico que diagnosticará sua causa através de exames específicos. Em se tratando de infecções, pode haver necessidade da prescrição de antibióticos. Determinados casos, entretanto, só são resolvidos com tratamento cirúrgico;
  • Os cuidados locais de higiene são os mesmos do item prurido anal;
  • É importante reforçar que, na ocorrência de fístulas anais, o uso do papel higiênico é contraindicado.

Veja mais

Sair da versão mobile