Drauzio Varella

Síndrome do intestino irritável

Mulher com as mãos sobre o abdômen, demonstrando a dor causada pela síndrome do intestino irritável

The woman has food poisoning and enteritis, isolate on white background

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises. 

 

Síndrome do cólon irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação) presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não).

 

Causas da síndrome do intestino irritável

 

Veja também: Recomendações para evitar a formação de gases

 

Diagnóstico de síndrome do intestino irritável

 

O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.

 

Sintomas de síndrome do intestino irritável

 

Os sintomas principais são:

Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas (veja abaixo, nas perguntas frequentes, outros alimentos que devem ser evitados).

 

Tratamento da síndrome do intestino irritável

 

Para a dor:

Para a diarreia:

Para a prisão de ventre:

 

Recomendações para lidar com a síndrome do intestino irritável

 

 

Perguntas frequentes sobre síndrome do intestino irritável

 

A síndrome do intestino irritável pode causar câncer colorretal?

Não. A síndrome do intestino irritável não é maligna, não provoca nenhum tipo de lesão no intestino e não evolui para câncer colorretal ou outras patologias mais graves relacionadas ao intestino.

 

Que alimentos devem ser evitados?

Pacientes com essa síndrome devem apostar em produtos com pouca gordura e muitas fibras e evitar:

 

A síndrome do intestino irritável tem cura?

Não. O tratamento da síndrome visa a administrar os sintomas. Normalmente, pacientes precisam fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provoquem muito desconforto. O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais quanto por fatores emocionais.

Sair da versão mobile