Podcasts

DrauzioCast #49 | Catarata



O portador de catarata enxerga como se a lente do óculos estivesse embaçada. Dr. Drauzio explica a doença nesse podcast.

 

 

 

Catarata é um distúrbio no qual o cristalino fica opaco. O cristalino é uma lente, situada atrás da íris do olho — que é o diafragma do olho. Os raios, para poder alcançar a retina, têm que atravessar o cristalino; se ele estiver opaco, é impossível enxergar com nitidez.

No início, a pessoa vê como se estivesse com as lentes dos óculos embaçadas, ou parece que vê uma névoa diante dos olhos. Com a evolução da doença, ela passa a enxergar, às vezes, apenas vultos.

A principal causa da catarata é o envelhecimento. Embora a catarata, em geral, apareça em pessoas com mais de 50 anos, há casos até de crianças que já nascem com a doença — na maioria das vezes porque as mães tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação.

Veja também: Nove mitos sobre a visão

O envelhecimento pode ser a principal, mas não é a única causa da catarata. Existem outras [tais como]: diabetes, o uso sistemático e sem indicação médica de determinados colírios (especialmente daqueles que contém derivados da cortisona), algumas inflamações intraoculares e os traumas, provocados por socos ou batidas fortes na região dos olhos.

Só existe um tratamento para a catarata: é a cirurgia para substituir o cristalino opacificado por uma lente artificial, que ajuda a recuperar a função perdida. Os resultados costumam ser muito bons e a recuperação rápida.

Consulte um oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. Como a evolução da catarata é lenta e pode ocorrer primeiro em um dos olhos, a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão, apesar dos problemas que isso causa na qualidade de vida.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.