Quantos litros de água você precisa beber diariamente?

A resposta irá depender do seu biotipo e até estilo de vida. Veja o cálculo recomendado por especialistas.

Mariana Varella

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

A resposta irá depender do seu biotipo e até estilo de vida. Veja o cálculo recomendado por especialistas.

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Publicado em: 19 de maio de 2015

Revisado em: 3 de maio de 2022

A resposta irá depender do seu biotipo e até estilo de vida. Veja o cálculo recomendado por especialistas.

 

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o transporte de nutrientes, para a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água.

Quem nunca ouviu falar que precisamos tomar pelo menos dois litros de água por dia para que o organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? Como saber quanta água devemos ingerir por dia?

 

Fórmula

Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. 

Exemplo: 

Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia. 

0,035 x 65 = 2, 275

Mas mesmo essa fórmula tem as suas ressalvas. Na verdade, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.

Veja também: Quanta água devemos beber | Coluna #21

 

Para além dos cálculos

A seguir, veja alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:

  • Nível de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Portanto, quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade de água necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.

 

  • Clima: Quem mora em cidades quentes precisa de mais água do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.

 

  • Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais água do quem tem o metabolismo mais lento.

 

  • Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.

 

  • Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade de água. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.

 

  • Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcóolica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque,  já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.

Veja também: Padrão de consumo de álcool | Entrevista

 

Observe a sua urina

Para que não reste dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.

Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água para se hidratar.

Por outro lado, se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo.

Algumas dicas para te ajudar a aumentar o consumo de água no dia a dia:

  • Separe uma garrafinha de água. Quanto maior ela for, mais prática, já que você precisará de menos pausas para enchê-la;
  • Leve sempre a sua garrafinha com você;
  • Se você não sente sede com frequência, coloque alarmes no celular para te lembrar de beber água.

Veja também: 5 motivos para não deixar de tomar água

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