Anvisa aprova vacina contra bronquiolite em bebês

mulher grávida recebe a vacina contra bronquiolite, que previne contra o vírus sincicial respiratório

Compartilhar

Publicado em: 19 de abril de 2024

Revisado em: 19 de abril de 2024

Anvisa aprova vacina contra bronquiolite em bebês. O imunizante previne o vírus sincicial respiratório e deve ser aplicado no segundo ou terceiro trimestre de gestação. Saiba mais na coluna de Mariana Varella.

 

No outono, os casos de infecções respiratórias aumentam, em especial em crianças menores de 2 anos.

A bronquiolite, uma infecção nos bronquíolos, estruturas que transportam oxigênio para o interior dos alvéolos pulmonares, é a principal causa de internação em crianças pequenas. 

Os sintomas da bronquiolite são: febre, tosse persistente, chiado no peito e respiração rápida.

Veja também: Vírus sincicial respiratório: sintomas, diagnóstico e prevenção

“O principal sintoma da bronquiolite é a respiração difícil e acelerada. Por conta disso, o bebê mama menos e muitas vezes precisa ser hospitalizado para receber oxigênio e fazer inalação”, explicou a pediatra Denise Katz, em entrevista ao Portal.

A doença pode ser causada por vários vírus, inclusive o vírus influenza, que provoca gripe. No entanto, o vírus sincicial respiratório (VSR) é responsável por 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças pequenas.

O VSR é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo ar e pelo contato com objetos contaminados. Por isso, devemos evitar levar bebês pequenos em aglomerações, especialmente em locais pouco ventilados. É sempre importante lavar as mãos com frequência, higienizar brinquedos e objetos que possam estar contaminados e, se possível, não levar crianças com sintomas gripais à escola e outros locais de convívio social.

 

Vacina contra a bronquiolite

Nos últimos dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da primeira vacina que previne o VSR e a bronquiolite em bebês. A vacina deve ser aplicada em dose única em grávidas, durante o segundo ou terceiro trimestre de gestação.

Isso mesmo: o imunizante protege contra a bronquiolite em bebês, mas deve ser aplicado nas gestantes. 

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explicou que ao vacinar mulheres grávidas, os anticorpos são transferidos para o bebê e o protegem no primeiro semestre de vida, fase em que a bronquiolite tende a ser mais grave.

A vacina apresentou mais de 80% de proteção para bebês desde o nascimento até os seis meses de idade. 

No ano passado, a Anvisa já havia autorizado uma vacina contra o VSR, mas a indicação desse imunizante foi restrita apenas para pessoas com mais de 60 anos.

A vacina que protege os bebês ainda não faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS, mas a aprovação da Anvisa é o primeiro passo para isso.

 

Veja mais