A indigestão, ou dispepsia, caracteriza-se por dor no abdome ou pela presença de outros distúrbios gástricos como sensação de estômago cheio, enjoos, eructações e vômitos.
Vários são os problemas que podem causar indigestão. Comer depressa demais sem mastigar direito os alimentos, beber exageradamente durante as refeições, abusar de alimentos gordurosos e das frituras são alguns deles.
Veja também: Leia entrevista sobre Síndrome do Intestino Irritável
Sintomas
- Sensação de estômago cheio;
- Enjoos;
- Eructações (arrotos);
- Vômitos;
- Sonolência após as refeições;
- Dores abdominais.
Causas
- Comer depressa demais sem mastigar direito os alimentos;
- Beber líquidos em excesso durante as refeições;
- Abusar de alimentos gordurosos e de frituras.
Recomendações
Se os sintomas desaparecerem com a simples mudança dos hábitos alimentares ou após tomar antiácidos, a indigestão não oferece riscos maiores. No entanto, se permanecerem por mais de uma semana, ou vierem acompanhados por fezes escuras, ou por qualquer outro sintoma anormal, procure assistência médica sem demora.
Atenção
Dependendo da localização, a dor no abdome pode estar relacionada com algumas doenças:
- Dor na parte superior do abdome: Caso haja alívio após a ingestão de alimentos, pode ser indício de gastrite, úlcera ou simplesmente de azia. Se a dor não desaparecer ou se agravar após as refeições, pode ser sinal de cálculo biliar ou azia;
- Dor no médio abdome: Sugere síndrome do intestino irritável ou gastrenterite;
- Dor na parte inferior do abdome: Se vier em forma de aperto, pode indicar colite, síndrome do intestino irritável ou, em mulheres, problema pélvico.