Quando a cirurgia de fimose é indicada?

O procedimento pode ser feito tanto em crianças quanto em adultos, mas não é a primeira recomendação em todos os casos. 

menino sentado no colo da mãe passa por médico para ver se precisa de cirurgia de fimose

Compartilhar

Publicado em: 19 de maio de 2023

Revisado em: 19 de maio de 2023

A cirurgia de fimose o pode ser feita tanto em crianças quanto em adultos, mas não é a primeira recomendação em todos os casos. 

 

A fimose é uma condição em que há excesso de pele recobrindo o pênis, o que dificulta que a glande (cabeça do pênis) fique exposta. A cirurgia para corrigir o problema pode ser feita tanto em crianças quanto em adultos. Contudo, ela não é indicada em todos os casos. 

Segundo Leonardo Seligra, urologista e diretor da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), a fimose pode ser fisiológica, quando a criança nasce com ela, ou adquirida, quando ocorre em adultos ou idosos. A fimose fisiológica em muitos casos se resolve espontaneamente, sem a necessidade de tratamento. Por isso, a recomendação é esperar até os 2 anos de idade antes de fazer alguma intervenção. 

“Se não houver essa abertura espontânea, a gente pode indicar alguns tipos de tratamento dependendo do grau da fimose. A fimose pode ser complexa, fechando totalmente e não conseguindo expor nada da glande; pode ser leve e conseguir expor alguma coisa da glande; ou pode ser quase imperceptível e expor totalmente a glande e não ter nenhum problema”, explica o médico. 

No caso da fimose adquirida, existem alguns fatores de risco associados, como diabetes, obesidade, traumas na região e inflamações ou infecções prévias, como as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

        Veja também: Quando levar meu filho à primeira consulta com o urologista?

 

Quando a cirurgia de fimose é indicada

O especialista esclarece que, na infância, o tratamento da fimose pode ser feito com o uso de pomadas e cremes tópicos que contêm agentes que buscam reduzir a inflamação local e ajudar na abertura da pele que recobre o pênis. 

“Quando a fimose não abre com esse tratamento clínico na infância, ou quando é uma fimose adquirida – a fimose do adulto –, aí estão indicados os tratamentos cirúrgicos, principalmente nos casos em que não há abertura nenhuma da glande, mas também nos casos leves ou moderados que acabam causando alguns problemas, como infecção de repetição (chamada de balanopostite), dificuldade com a higiene local ou quando o indivíduo adulto tem alguma dor ou desconforto na relação sexual.” 

Existem ainda os casos em que a cirurgia é realizada nas primeiras semanas de vida por questões religiosas e também os casos em que adultos optam pelo procedimento por questões estéticas, devido ao incômodo gerado pelo excesso de pele. 

A cirurgia clássica é feita através de cortes e pontos na pele do pênis. No caso das crianças, existe também a opção de uma cirurgia feita com o uso de um dispositivo plástico que dispensa a necessidade de cortes e facilita o pós-operatório. 

Sobre a anestesia, nas crianças é sempre utilizada a anestesia geral. “No adulto a gente pode fazer uma anestesia local, mas em geral, para dar mais conforto, é feita anestesia local e sedação, em que o paciente dorme e não lembra de nada depois”, explica Leonardo. 

        Ouça: Saúde sem Tabu #16 | Higiene íntima masculina

 

Cuidados pré e pós-operatórios

Segundo o médico, não é preciso se preocupar tanto com o pré-operatório. “Só é preciso atenção em relação ao uso de algum remédio que possa atrapalhar a cicatrização, principalmente de anticoagulantes, e fazer uma higiene local antes da cirurgia”, afirma.

Em crianças pequenas, de até 5 anos, geralmente a recuperação após a cirurgia de fimose é mais simples. Mas o procedimento é considerado ambulatorial e os pacientes normalmente têm alta no mesmo dia.

Os cuidados pós-operatórios incluem limpar a ferida com água e sabonete, mantê-la sempre seca para evitar o risco de infecções e, em alguns casos, pode ser recomendado o uso de pomadas para ajudar na cicatrização e na proteção da ferida, principalmente em adultos. 

Vale destacar que é fundamental seguir sempre as orientações médicas, seja qual for o tratamento.

“O mais importante é saber que na infância não se deve fazer nenhuma abertura forçada dessa pele. A gente escuta dizer que é para fazer massagem para forçar a abertura, não se deve fazer massagem e nem usar nenhum tipo de instrumento para tentar abrir a pele. Ou ela vai abrir sozinha – e é feita a higiene normalmente – ou vai precisar usar alguma pomada, ou depois vai ter a necessidade da cirurgia na infância.”

        Veja também: Quais são os tipos de anestesia e sedação mais utilizados?

 

Benefícios da cirurgia

Em geral, tratar a fimose facilita a higiene local e pode proporcionar mais conforto durante as relações sexuais, mas existem outros benefícios. “Tem algumas discussões de que fazer a circuncisão pode prevenir várias outras doenças mais graves – aqui no Brasil, principalmente o câncer de pênis – e também evitar a disseminação de outras ISTs como o HIV. Então, também é um importante fator de proteção para outras doenças”, finaliza.

        Veja também: Qual a melhor maneira de prevenir ISTS?

Veja mais

Sair da versão mobile