Site icon Drauzio Varella

Dicas práticas para uma boa higiene íntima

Saiba que cuidados tomar para fazer a limpeza adequada da região íntima e prevenir infecções. 

Saiba que cuidados tomar para fazer a limpeza adequada da região íntima e prevenir infecções. 

 

Cuidados diários de higiene íntima são fundamentais para evitar a proliferação de fungos e bactérias e até problemas mais graves. Apesar de existirem muito mais produtos no mercado voltados para o público feminino, todas as pessoas devem fazer a limpeza adequada da região para prevenir infecções e desconfortos como coceiras, irritações e odores fortes. Separamos algumas informações e dicas práticas para uma boa higiene íntima. 

 

Higiene íntima do pênis

A higiene adequada da região íntima é fundamental para prevenir infecções comuns, como a candidíase e a balanite (inflamação que atinge o prepúcio ou a glande) até doenças mais sérias, como o câncer de pênis, já que a má higiene íntima é considerada um dos fatores de risco desse tipo de câncer. 

Abaixo, separamos algumas dicas práticas para manter a higiene íntima do pênis em dia: 

 

 

 

 

 

 

Veja também: Como fazer a higiene íntima masculina

 

Higiene íntima da vulva

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia. Quando tomar outro banho no mesmo dia, basta usar água.

Manter uma limpeza adequada é fundamental para prevenir infecções como a candidíase e infecção urinária. Separamos algumas dicas para uma boa higiene íntima da vulva: 

 

 

 

 

 

 

Veja também: Quando o corrimento vaginal pode indicar alguma doença

Dica bônus

A recomendação de limpeza íntima correta (de frente para trás) também vale para as toalhas umedecidas para adultos, que possuem pH compatível com a região íntima. Elas podem ser usadas quando necessário (como quando precisar higienizar a região fora de casa, por exemplo).

 

Consultoria: dr. Ricardo Luís Vita Nunes (urologista) e dra. Fátima Oladejo (ginecologista e obstetra).

Conteúdo desenvolvido em parceria com a TENA Brasil: https://www.tena.com.br/

Veja também: Lavar a calcinha no banheiro faz mal para a saúde?

Sair da versão mobile