Drauzio Varella

Dor de garganta

Mulher com mão no pescoço que tem destaque em vermelho indicando dor de garganta.

Dor de garganta pode ter muitas causas. Para as mais comuns, analgésicos e hidratação são suficientes. Para as demais, é necessário visitar um médico.

 

A dor de garganta é um sintoma comum a muitas condições e doenças. Normalmente, é provocada por uma inflamação que atinge a faringe (faringite), mas pode afetar também a laringe (laringite) ou as amídalas (amidalite). Com frequência, a inflamação envolve faringe e amídalas simultaneamente, constituindo a chamada faringoamidalite.

 

Veja também: Como reconhecer e lidar com viroses infantis

Causas de dor de garganta

 

A causa mais frequente é uma infecção viral, como, gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância para as quais existe vacina, como sarampo, coqueluche, catapora e difteria.

Mas muitas outras condições podem provocar o problema. Outras causas incluem infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz e até secura na garganta, provocada por ar condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta.

Outra causa menos frequente são tumores que acometem a região da boca e garganta.

 

Sintomas da dor de garganta

 

Dependendo da causa, os sintomas incluem:

Quando a dor é relacionada a uma infecção, frequentemente há outros sintomas, como:

 

Tratamento da dor de garganta

 

O tratamento se baseia na causa. A dor causada por infecções virais simples, como resfriados, costuma regredir espontaneamente. Analgésicos, anti-inflamatórios e pastilhas podem ser usados para aliviar o incômodo. Quando o médico diagnostica uma infecção bacteriana, adicionam-se antibióticos.

Nos casos abaixo deve-se consultar um médico para receber orientações e tratamento adequados.

 

Quando procurar um médico em caso de dor de garganta

 

Crianças

Crianças que apresentam dor de garganta devem ser levadas ao médico nos seguintes casos, para verificar se há presença de bactérias estreptococo, que podem causar complicações graves, como febre reumática:

 

 

Adultos

Adultos devem procurar assistência especializada se a dor for acompanhada de algum dos seguintes sintomas:

 

Recomendações para evitar dor de garganta

 

 

Perguntas frequentes sobre dor de garganta

 

Beber gelado pode causar dor de garganta?

Dependendo do quão grande é a variação de temperatura, o choque térmico pode irritar a região, mas esse não é um fator de risco relevante.

 

Própolis ajuda a aliviar dor de garganta?

Ainda não há estudos conclusivos, mas existem indícios de que o própolis tem propriedades antibacterianas e imunoestimulantes que podem ajudar. Se não ajudar, provavelmente não irá causar nenhum mal, mas fique sempre atento às condições mencionadas anteriormente que sugerem uma visita ao médico.

 

Dormir de boca aberta causa dor de garganta?

É uma causa possível, pois a secura torna a região vulnerável à irritação. Pelo mesmo motivo, ficar muito tempo exposto ao ar condicionado pode provocar o problema. Daí a importância de se manter sempre bem hidratado.

 

Vídeo: Especialista tira dúvidas sobre dor de garganta

Sair da versão mobile