Laringite

A laringite é a inflamação da região onde se situam as cordas vocais. O problema resulta em dor de garganta e rouquidão. Veja como prevenir e tratar.

Mulher com a mão no pescoço e expressão indicando dor de garganta, um dos sintomas de laringite.

Compartilhar

Publicado em: 23 de outubro de 2019

Revisado em: 5 de junho de 2023

A maioria dos casos de laringite ocorre por infecção viral ou excesso de esforço vocal. Dor de garganta é um dos principais sintomas.

 

A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório.

A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz. O principal sintoma é a popular dor de garganta, mas vale lembrar que a dor também pode ser decorrente de outras inflamações, como faringite ou amidalite.

Veja também: Conheça as principais doenças do sistema respiratório

Existem alguns fatores que aumentam os riscos de ter a doença. Pessoas que utilizam a voz fazendo esforço além do habitual, expostas a fumaça, que têm refluxo gastroesofágico (quando o conteúdo gástrico sobe pelo esôfago e chega à garganta), fumantes ou que fazem uso excessivo de álcool estão mais propensas a terem a inflamação.

 

Sintomas de laringite

 

  • Pigarro;
  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Dor de cabeça, de garganta ou muscular;
  • Rouquidão ou perda da voz;
  • Sensação de garganta áspera;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor ao engolir;
  • Tosse.



Diagnóstico de laringite

 

Em geral, o médico analisa os sintomas baseado na história clínica do paciente. É comum o especialista examinar o fundo da garganta com um abaixador de língua e espelho ou tubo de visualização fino e flexível que permite observar se há vermelhidão no revestimento da laringe.

Veja também: Ouça o podcast “Por Que Dói?” sobre dor de garganta

Quando os sintomas persistem por mais de três semanas, podem ser solicitados exames de laringoscopia e videolaringoscopia para visualizar mais detalhadamente a região. Se houver suspeita de infecção bacteriana (devido à presença de pus, por exemplo), o especialista pode solicitar exames mais específicos para indicar o tratamento correto.

 

Tratamento da laringite

 

Em geral, a laringite viral é uma doença autolimitada, com duração menor que três semanas. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados para controlar sintomas e aliviar a dor. Quando a infecção é bacteriana, o tratamento envolve antibióticos.

Em todos os casos é recomendado que o paciente beba bastante água para manter a região hidratada, além de poupar a voz. 

Caso a infecção esteja relacionada a agentes alérgicos ou refluxo, o indicado é tratar a causa de origem com um gastroenterologista .

 

Recomendações para evitar a laringite

 

  • Beba bastante água;
  • Não fume;
  • Descanse a voz; forçar as cordas vocais para falar mais alto pode prejudicar a laringe;
  • Evite contato com agentes alérgicos comuns como pó, pólen e mofo;
  • Caso tenha refluxo, mantenha o tratamento para evitar o surgimento de laringite e outros problemas de garganta.

 

Perguntas frequentes sobre laringite

 

Tomar sorvete causa laringite?

Em geral, bebidas e alimentos gelados não causam dor nem inflamação na garganta, mas podem piorar um quadro inicial de faringite ou laringite. O recomendado é evitar consumir esse tipo de produto quando já estiver com os sintomas.

 

Vídeo: Especialista tira dúvidas sobre dor de garganta

Veja mais

Sair da versão mobile