DrauzioCast #129 | Coronavírus: A farsa do aumento de imunidade

As buscas sobre como aumentar a imunidade para se proteger do novo coronavírus trazem diversas informações equivocadas. Dr Drauzio comenta o tema neste podcast.

Dr. Drauzio fala neste episódio sobre sites que prometem soluções para aumentar a imunidade e prevenir o novo coronavírus.

Compartilhar

Publicado em: 19 de agosto de 2020

Revisado em: 9 de setembro de 2021

As buscas sobre como aumentar a imunidade para se proteger do novo coronavírus trazem diversas informações equivocadas. Dr Drauzio comenta o tema neste podcast.

 

 

 

Se você for na internet, vai encontrar uma série de pessoas falando do que é bom pra fortalecer a imunidade. É lógico que se eu tenho uma doença, um vírus pro qual não existe tratamento, que vai me provocar problemas mais graves, eu quero dizer, como é que eu faço pra me defender? Se eu tiver uma imunidade muito boa eu vou me defender?

Vai. Isso tá certo. Agora, o que tá errado é dizer que existem tratamentos pra isso. A coisa mais pesquisada na Medicina, a coisa que a Medicina mais gostaria que existisse o que é? Substâncias, medicamentos etc. que aumentem a imunidade.

Não existe esse tipo de medicamento. Nós não sabemos melhorar a imunidade das pessoas. O que nós sabemos o que é? Se você tem uma doença que prejudica sua imunidade, muitas vezes a gente sabe tratar essa doença, e aí sua imunidade vai melhorar espontaneamente.

Agora, um medicamento ou qualquer tipo de procedimento que você consiga através dele fazer a imunidade das pessoas aumentar não existe, então não caia nesse tipo de fake news que fica anunciando medicamentos espetaculares, muitas vezes, infelizmente, anunciado por médicos.

Veja também: Podemos apostar na imunidade de rebanho? | Coluna

Veja mais

Sair da versão mobile