Entenda a importância do fio dental na higiene bucal e veja como utilizá-lo corretamente, sem danos à gengiva.
Uma boa higiene é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Isso significa não apenas fazer a escovação corretamente, mas também incluir o fio dental no ritual diário de limpeza dos dentes.
O uso do fio dental é importante principalmente para remover os restos de alimentos – principalmente os fibrosos, como carnes – que ficam entre os dentes, em espaços que, muitas vezes, a escova não consegue alcançar. A dra. Vanessa Ribeiro, cirurgiã dentista clínica geral pela Universidade Metodista de São Paulo, com foco em atendimento humanizado afrorreferenciado, explica a importância do complemento.
“Se a higienização não é feita corretamente, os alimentos podem entrar em decomposição ainda entre os dentes, o que pode provocar desde quadros de gengivite a acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Seu uso é tão importante quanto a própria escovação.”
Ainda de acordo com a profissional, o ideal é utilizar o fio dental todas as vezes em que se escovar os dentes, após cada refeição. Quem usa aparelho ortodôntico deve redobrar a atenção e, se possível, ter sempre um fio dental consigo. “Pessoas com aparelho ortodôntico devem usar o fio dental com mais frequência, porque ele retém muitos alimentos”, destaca a dentista.
Como usar o fio dental
Usar o fio dental parece uma coisa bem simples, quase intuitiva. Mas, assim como a escovação, é preciso atentar ao uso correto para que a limpeza aconteça de fato e a gengiva não seja machucada nesse processo.
1. Corte um pedaço de 30 a 40 centímetros do fio e enrole em cada dedo do meio, deixando um pedaço livre entre eles;
2. Segure o fio entre o polegar e o indicador das duas mãos;
3. Para inserir ou retirar o fio de entre os dentes sem machucar, faça sempre movimentos de trás para frente;
4. Em frente ao espelho, passe o fio de cima para baixo entre os dentes. Depois, passe ao redor da base de cada dente, “entrando” no espaço entre o dente e a gengiva, mas sem usar muita força, para evitar lesões;
5. Utilize um pedaço de fio para os dentes superiores e outro para os dentes inferiores.
O uso do fio ou fita dental pode ser feito antes ou depois da escovação. Crianças também devem utilizá-lo, mas com a supervisão de um adulto.
Caso identifique um sangramento muito intenso ao escovar os dentes ou utilizar o fio dental, procure um profissional dentista. “Pode ser um quadro de gengivite. Geralmente, é assim que o dentista descobre a existência da doença, quando o paciente se queixa de sensibilidade e sangramento intensos na hora de higienizar os dentes”, ressalta Vanessa.
Qual tipo de fio dental usar
Há fios dentais de diferentes materiais no mercado, como o fio de nylon ou o fio PTFE. A escolha fica a cargo da preferência pessoal ou da recomendação do seu dentista.
Veja também: Extração do siso: quais os cuidados pós-operatórios?