ambulatorio is not a valid taxonomy for this post

Eletrocardiograma

Médico segurando prancheta com exame de eletrocardiograma.

Saiba como é feito o eletrocardiograma, exame que auxilia na avaliação cardíaca do paciente. 

 

O eletrocardiograma é um exame simples e não invasivo que ajuda o cardiologista a avaliar como está o nosso coração. Normalmente, é solicitado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio, ou quando a pessoa precisa avaliar a saúde do coração. 

 

Para que serve o eletrocardiograma

 

O eletrocardiograma fornece a representação gráfica da atividade elétrica do coração. Por meio dele, é possível observar principalmente se o ritmo de batimentos cardíacos está normal ou não e se as câmaras do coração estão se movimentando como deveriam. Assim, ele é muito útil para identificar arritmias, possíveis obstruções no fluxo sanguíneo e avaliar se o paciente está em boas condições para praticar exercícios físicos. 

 

Veja também: Leia entrevista sobre exames preventivos para o coração

 

Quando e quem deve fazer o eletrocardiograma

 

O eletrocardiograma é fundamental quando o paciente comparece ao pronto-socorro com suspeita de infarto do miocárdio. Normalmente, é um dos primeiros exames a ser feitos nesses casos. 

O eletrocardiograma em geral também faz parte de avaliações cardíacas completas que muitas vezes são solicitadas para pessoas que têm histórico familiar de doenças do coração, em conjunto com exames como teste ergométrico e ecocardiograma. 

 

Vídeo: Dr. Drauzio fala sobre sintomas de infarto e o que fazer em caso de suspeita

 

Como é o preparo para o eletrocardiograma

 

Não há necessidade de nenhum preparo para a realização desse exame. Recomenda-se que mulheres usem roupas que permitam tirar somente a parte de cima para facilitar. Em alguns homens pode ser necessário depilar partes do tórax para fixação dos eletrodos. 

 

Como é o exame de eletrocardiograma

 

O paciente se deita em uma maca, e são aderidos eletrodos em várias partes do seu corpo, como tórax, braços e pernas. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco. É um exame rápido: após a colocação dos eletrodos, dura cerca de 5 minutos. 

Vale ressaltar que o exame pode apresentar resultados normais mesmo em pessoas com doença cardíaca. Por isso, é necessária uma avaliação ampla e todo o quadro clínico do paciente deve ser levado em conta.

 

Veja também: Quanto tempo temos para chegar ao hospital em casos de infarto?

 

Como é o pós do eletrocardiograma

 

Não existe nenhuma recomendação ou cuidado especial após o eletrocardiograma. 

 

Tem no SUS?

 

Sim, o exame é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante solicitação médica.

Sobre o autor: Maiara Ribeiro

Maiara Ribeiro é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella e interessada em temas relacionados a saúde da mulher e deficiências na infância.