Azeite, óleo de soja, manteiga… A gordura na alimentação suscita muitas dúvidas, mas ela não é necessariamente ruim.

Quando falamos em gordura, automaticamente já associamos a algo ruim. Mas será que é isso mesmo? A nutricionista Cyntia Maureen esclarece algumas dúvidas sobre gordura na alimentação a partir das perguntas enviadas pelo público.

Existe gordura boa para o consumo?

O ideal é que se aproveite as boas gorduras que estão já inseridas nos alimentos como abacate, castanhas e coco. O azeite é uma gordura muito boa, que pode ser utilizada naturalmente na nossa alimentação, mas é necessário ter cuidado na quantidade utilizada. É importante estar atento ao tipo de gordura; que seja uma gordura polinssaturada, pois ajuda a reduzir o colesterol, aumentar o colesterol bom e diminuir as taxas de gordura no organismo.

Precisamos de gordura para absorção dos nutrientes em nosso organismo?

A verdade é que a gordura é fundamental para nossa saúde; as gorduras têm importantes funções no nosso organismo, como esta de absorção dos nutrientes. Há quatro tipos de vitaminas lipossolúveis, ou seja, dependem de gordura para serem absorvidas: vitamina A, D, K e E.
Além disso, há também a produção de hormônios que dependem de gordura.

Afinal: margarina ou manteiga? Qual a menos ruim?

A realidade é que nenhuma das duas é tão boa assim.

A margarina em si não é um alimento, ela é extraída de um óleo vegetal, que passa por um processo de hidrogenação, com formação de gordura trans, que não é nada benéfica para o organismo.

A manteiga é extraída dos leites, que têm origem animal, e tem seu valor nutritivo, porém é riquíssima em gordura saturada, que não faz tão bem, pois seu acúmulo nas artérias pode causar infarto.

Então, entre as duas, o menos prejudicial seria a manteiga, mas em pequenas quantidades.

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Ghee é uma boa opção?

A manteiga Ghee a gordura é extraída da manteiga tradicional, então ela não tem proteína, lactose (elementos que a tradicional tem); ela é apenas gordura, então também é preciso tomar um pouco de cuidado no consumo.

Algumas gorduras realmente podem ajudar na perda de peso e na redução do colesterol?

A verdade é que nenhum alimento em si é milagroso, nenhum utilizado isoladamente ajuda na perda de peso ou gordura; toda a dieta deve ser analisada.

Então: não existe gordura que faça isso sozinha. As gorduras boas têm a função de ajudar a melhorar os níveis de colesterol no sangue, mas isoladamente não colabora com a perda de peso.

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