Vídeos

Quanto Mais Cedo, Maior | Série completa



Além dos cuidados antes, durante e depois da gestação, a série Quanto Mais Cedo, Maior trata de tudo aquilo que não pode faltar para uma infância saudável e feliz.

 

Ao longo de 10 episódios, a série Quanto Mais Cedo, Maior traz relatos reais de diferentes famílias sobre as dificuldades e as descobertas ao longo da gestação e crescimento de uma criança. Com apresentação do dr. Drauzio Varella, traz várias dicas sobre assuntos que geralmente causam muitas dúvidas quando falamos sobre o desenvolvimento na infância. Logo no primeiro episódio, por exemplo, a história de Daniella, jovem de 18 anos, ilustra a importância do pré-natal durante a gravidez e de cuidados atentos nos primeiros anos de vida do bebê.

No segundo, o foco é a maternidade, em especial o parto e a amamentação. Nesse período, alguns conhecimentos são importantes para que a gestação seja uma experiência agradável para mãe e bebê.

O terceiro destaca a figura de um pai, como o chapeiro João Batista Ribeiro. Um parceiro que apoia a mulher grávida, divide as tarefas e separa um tempo para estar com o bebê permite a união e o bem-estar de toda a família.

No episódio seguinte, a série mostra como o afeto familiar é importante para o desenvolvimento motor, emocional e da linguagem da criança desde o momento em que ela está na barriga da mãe.

Depois, o tema abordado é a volta ao trabalho no final da licença maternidade. A técnica de laboratório Ingrid Louise Sommer conta como foi para ela retomar o emprego apesar da saudade, da dificuldade em encontrar uma creche e da rotina de amamentação.

Veja também: Amamentação Sem Culpa #1

Já o sexto episódio fala sobre o papel da educação infantil no processo de aprendizagem e desenvolvimento da autonomia das crianças. Nos primeiros anos escolares, o envolvimento dos pais, um ambiente adequado e profissionais capacitados fazem toda a diferença.

Ler para a criança, mesmo quando ela ainda está na barriga, é uma forma de estreitar laços, divertir e estimular o seu desenvolvimento emocional. Saiba como a socióloga Sybelle Flávia faz para incentivar o gosto pela leitura no filho, Antônio.

Soltar a imaginação na hora da brincadeira é o que faz com que as crianças aprendam umas com as outras. No oitavo episódio da série, assista dicas de como tirar os filhos das tecnologias e separar um tempo para brincar com eles.

E falando em brincar, andar pelas ruas da cidade também é uma forma de se divertir. Fazer passeios a pé ou de bicicleta, como o motorista Adriano de Souza e suas duas filhas, é uma maneira de se conectar com a comunidade.

Por fim, no décimo e último episódio da série, a atenção vai para a alimentação das crianças, hoje bastante sujeitas à obesidade infantil. O exemplo dentro de casa e um cardápio balanceado são indispensáveis.

Veja também: Primeira infância (até 6 anos) exige convivência olho no olho

Leia mais