Vídeos

Como se forma o catarro | Dicas Rápidas #02



Catarro é chato, mas é peça importante do sistema imunológico e sua coloração pode ajudar a identificar doenças.

 

Você sabe o que é isso aqui na minha mão? Isso mesmo, um catarro. Brincadeira, é só um slime… Mas esse vídeo é para explicar como se forma o catarro de verdade.

Nossas narinas são revestidas por uma secreção transparente que retém impurezas como poeira e bactérias que a gente respira. Essa secreção vai continuamente para a garganta e a gente engole toda hora, sem perceber. Já tá com nojo? Espera só…

As nossas vias aéreas inferiores, incluindo brônquios e pulmões, também são revestidas por uma espécie de muco que tem ação protetora. Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor. Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro.

O catarro pode ter cores, e por meio da coloração dá para ter uma ideia do tipo da infecção.

Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo. Quando o catarro é verde ou amarelo, provavelmente a infecção é bacteriana. O catarro vermelho pode significar alguma coisa grave, como tuberculose ou câncer de pulmão. Também pode ser uma coisa simples, como o rompimento de uma pequena veia das vias aéreas, mas é sempre bom investigar.

Os mais comuns são os verdes – quando estamos com algum vírus – e os amarelos – quando estamos com alguma bactéria. O catarro vermelho pode ser algo grave, como tuberculose ou câncer de pulmão. Mas também pode ser simples, como vasinhos de sangue que se romperam em algum lugar do trajeto. Mesmo assim, é lógico que é bom investigar.

Já o catarro marrom ou preto é mais comum em fumantes ou pessoas expostas a grandes quantidades de poluição e fuligem. Muito cuidado, porque essas condições são muito perigosas para sua respiração.

Beber bastante água sempre ajuda, porque torna o muco fica mais fluido mais fácil de expectorar. Mas muita atenção se você tiver uma mudança de coloração desse muco. Pode ser alguma doença e sempre é bom você consultar um médico para ter o diagnóstico e o tratamento adequados.

Leia mais