Como se forma o catarro | Dicas Rápidas #02

Catarro é chato, mas é peça importante do sistema imunológico e sua coloração pode ajudar a identificar doenças. Entenda com a pneumologista Elnara Negri.

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Compartilhar

Catarro é chato, mas é peça importante do sistema imunológico e sua coloração pode ajudar a identificar doenças.

 

Você sabe o que é isso aqui na minha mão? Isso mesmo, um catarro. Brincadeira, é só um slime… Mas esse vídeo é para explicar como se forma o catarro de verdade.

Nossas narinas são revestidas por uma secreção transparente que retém impurezas como poeira e bactérias que a gente respira. Essa secreção vai continuamente para a garganta e a gente engole toda hora, sem perceber. Já tá com nojo? Espera só…

As nossas vias aéreas inferiores, incluindo brônquios e pulmões, também são revestidas por uma espécie de muco que tem ação protetora. Quando as vias aéreas são agredidas – por exemplo, pelo vírus da gripe –, esse muco se modifica pra tentar expulsar o agente invasor. Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro.

O catarro pode ter cores, e por meio da coloração dá para ter uma ideia do tipo da infecção.

Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo. Quando o catarro é verde ou amarelo, provavelmente a infecção é bacteriana. O catarro vermelho pode significar alguma coisa grave, como tuberculose ou câncer de pulmão. Também pode ser uma coisa simples, como o rompimento de uma pequena veia das vias aéreas, mas é sempre bom investigar..

Já o catarro marrom ou preto é mais comum em fumantes ou pessoas expostas a grandes quantidades de poluição e fuligem. Muito cuidado, porque essas condições são muito perigosas para sua respiração.

Beber bastante água sempre ajuda, porque torna o muco fica mais fluido mais fácil de expectorar. Mas muita atenção se você tiver uma mudança de coloração desse muco. Pode ser alguma doença e sempre é bom você consultar um médico para ter o diagnóstico e o tratamento adequados.

Veja mais

Sair da versão mobile