Virose da mosca: o que é e como prevenir?

A virose da mosca se refere a um conjunto de doenças gastrointestinais que podem causar diarreia, febre, vômito e outros sintomas. Entenda.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Infectologia

Em 2022, cerca de 5 milhões de casos de virose da mosca foram registrados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Compartilhar

Publicado em: 10 de abril de 2023

Revisado em: 14 de abril de 2023

Em 2022, cerca de 5 milhões de casos de virose da mosca foram registrados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

 

A “virose da mosca” é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.

A doença é causada por vírus, bactérias e protozoários presentes na água e nos alimentos contaminados. E é aqui que a mosca entra na história. Como esses insetos vivem por aí revirando lixo e fezes atrás de comida, elas podem ficar com parasitas infecciosos grudados nas patinhas e levá-los para dentro de casa.

“As moscas param em áreas contaminadas e transportam esses microorganismos para os alimentos. A partir daí ocorre a transmissibilidade”, explica o infectologista Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). 

Os insetos tendem a se proliferar mais rápido em épocas chuvosas e de alta temperatura. Como consequência, os casos da virose seguem o mesmo ritmo. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 5 milhões de casos de doenças diarreicas agudas foram registrados ao longo de 2022. O número é 53% superior à quantidade relatada no mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março de 2023, outras 1,3 milhão de notificações foram incluídas no sistema do governo federal. 

O Sudeste e o Nordeste brasileiros são as regiões com o maior número de casos. Por causa disso, as secretarias de saúde municipais e estaduais desses locais costumam divulgar comunicados e alertas para a população, com dicas sobre o tratamento e as formas de prevenção.  

 

Tratamento

O tratamento da virose da mosca depende da causa da doença e da gravidade dos sintomas. Em casos leves, o quadro pode melhorar por si só em dois ou três dias, desde que a pessoa se hidrate adequadamente. “Orientamos repouso, hidratação e uma alimentação leve e balanceada, sem gordura e fritura”, recomenda o dr. Costa Júnior. 

O soro caseiro continua sendo uma ferramenta e tanto para lidar com a doença. O preparo é super simples: em um um litro de água mineral, filtrada ou fervida (já fria), misture uma colher de sopa de açúcar (20 g) e uma colher de café de sal (3,5 g). Depois, é só mexer e tomar ao longo do dia, aos goles.

Em casos mais graves, no entanto, a virose da mosca pode evoluir para um quadro de desidratação, especialmente em crianças e idosos, que costumam ter mais dificuldade para se hidratar adequadamente. Se a pessoa chega a esse estágio, pode apresentar sintomas como sede em excesso, aumento da diarreia, vômitos frequentes e redução da urina. Nessas condições, o acompanhamento e a orientação de um médico são essenciais. 

De acordo com o Ministério da Saúde, médicos podem também receitar antibióticos para pessoas com doenças diarreicas agudas com sangue ou muco nas fezes (quadro conhecido como disenteria).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 220 milhões de crianças são afetadas pelas doenças diarreicas todos os anos no mundo. Desse total, 96 mil acabam morrendo. A enfermidade figura como uma das principais causas de mortes em crianças menores de 5 anos, mesmo sendo evitável e tratável.

 

Prevenção

Medidas simples podem afastar os micro-organismos transmissores da doença e as moscas. Conheça algumas delas:

  • mantenha as mãos sempre limpas após ir ao banheiro, depois de usar o transporte público e antes de preparar os alimentos;
  • lave muito bem as frutas e verduras; 
  • lave e desinfete os potes e demais utensílios usados na preparação de alimentos;
  • mantenha todo o ambiente limpo – chão, pia, móveis, etc. – para evitar o aparecimento de micro-organismos e insetos;
  • como alimentos expostos costumam atrair moscas e outros insetos, procure mantê-los em recipientes fechados;
  • o lixo também costuma ser um chamariz para as moscas. Por isso, é ideal manter o lixinho da cozinha com a tampa fechada.

Veja também: Intoxicação alimentar em 4 perguntas | Ricardo Barbuti

 

Sobre o autor: Lucas Gabriel Marins é jornalista e futuro biólogo. Tem interesse em assuntos relacionados à ciência, saúde e economia.

Veja mais

Sair da versão mobile