Pulmão

Os pulmões fazem parte do sistema respiratório e são essenciais para a oxigenação do sangue do corpo.

Ilustração digital de dois pulmões em forma de linhas e pontos de rede de comunicação.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O pulmão é um órgão semelhante a uma bexiga, que caracteriza o aparelho respiratório humano.

 

O pulmão é um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório. O corpo humano possui dois pulmões, divididos em segmentos chamados de lobos; o pulmão esquerdo tem dois lobos e o direito, três. O direito é mais espesso e mais largo que o esquerdo e também um pouco mais curto.

Os pulmões são recobertos por uma membrana protetora chamada pleura e compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os bronquíolos são responsáveis pelo transporte de ar da traqueia para o alvéolos. Já os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina cercada de vasos sanguíneos.

 

Veja também: Dr. Drauzio discute o tabagismo em evento ao vivo com especialistas

 

O diafragma, músculo envolvido na respiração, separa os pulmões da cavidade abdominal.

A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo. Esse contato possibilita uma troca gasosa essencial para a vida e consiste, basicamente, na absorção do oxigênio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do organismo, e na eliminação do gás carbônico, que as células produziram para gerar energia.

Para realizar essa troca, o pulmão é composto de uma membrana muito fina, a membrana alveolar, que separa aproximadamente 1 litro de sangue de 5 litros de ar. Se essa membrana fosse estendida como um tapete, atingiria o tamanho de uma quadra de tênis.

O cigarro e a poluição são os maiores responsáveis pelo aparecimento de doenças respiratórias que podem danificar os pulmões.

Tópicos

Veja mais

Sair da versão mobile