Diafragma

O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e exerce papel fundamental na respiração.

Ilustração de corpo humano destacando o diafragma, músculo envolvido no soluço.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O diafragma localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno, e desempenha papel fundamental na respiração. 

 

O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da cavidade torácica, tem forma de cúpula e desempenha papel fundamental na respiração.

Localize-se junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno e pode ser dividido, de acordo com sua localização, em três partes: esternal, costal e lombar.

Sua face inferior é recoberta pelo peritônio e a superior se encontra em posição adjacente à pleura (membrana que recobre os pulmões).

As duas cavidades separadas pelo diafragma se comunicam graças a três aberturas do próprio diafragma, chamadas de hiatos diafragmáticos, que permitem a passagem de certas estruturas, como o esôfago, a aorta e vasos e nervos.

 

Respiração

 

Durante a inspiração, o órgão se contrai e desce, reduzindo a pressão dentro do tórax e comprimindo as vísceras do abdômen, o que facilita a entrada do ar nos pulmões.

Na expiração, ocorre o processo inverso: ele relaxa e sobe, aumentando a pressão dentro do tórax e expulsando o ar dos pulmões.

Veja mais

Sair da versão mobile