Duodeno

O duodeno faz parte do sistema digestório e forma o intestino delgado, juntamente com o jejuno e o íleo. A maior parte da digestão ocorre nesse órgão.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O duodeno forma, junto com o jejuno e o íleo, o intestino delgado. Nos seres humanos, é um tubo oco que se liga ao estômago e o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo. 

 

 

O duodeno faz parte do sistema digestório. É a primeira porção do intestino delgado e também a parte mais curta desse órgão. Seu nome é derivado do latim e se deve ao fato de o órgão ter o comprimento de cerca de doze dedos (25 a 30 cm).

Precede o jejuno e o íleo e, junto com eles, forma o intestino delgado, que começa no tubo duodenal. Nos seres humanos, o duodeno é um tubo oco que se liga ao estômago e o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo (cerca de 80% da digestão ocorre no duodeno).

Sua parede interna tem aspecto ondulado, com várias pregas, cobertas por vilosidades intestinais que aumentam muito a área de absorção dos nutrientes (é o principal local de absorção do ferro, por exemplo).

É dividido em quatro partes: superior; descendente; horizontal (inferior); e ascendente.

 

Função

 

Sua principal função é receber os alimentos parcialmente digeridos do estômago e continuar o processo digestivo. Como o duodeno é pequeno, o estômago envia o quimo (mistura de alimentos semidigeridos e enzimas e ácidos produzidos no estômago) aos poucos para esse órgão. O quimo passa do estômago para o duodeno pelo piloro, pequena abertura entre os dois órgãos.

Essa é uma região rica em enzimas, produzidas por 3 órgãos (o próprio duodeno, o fígado e o pâncreas). Através do canal colédoco, chegam ao duodeno o suco pancreático, oriundo do pâncreas, e o suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão.

Veja mais

Sair da versão mobile