Vídeos

Quem pegou covid-19 e já se recuperou pode voltar ao convívio social? | Coronavírus #55



Existem indícios de que é possível ser reinfectado pelo novo coronavírus. Mesmo que tenha se recuperado da primeira infecção, mantenha as medidas de prevenção.

 

Muitas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e que já se recuperaram acreditam que podem voltar ao convívio social e à rotina de antes da pandemia normalmente. Mas isso não é tão simples assim.

Neste momento, em que a pandemia continua muito ativa aqui no Brasil, com os números de infectados e mortos lá em cima, o ideal é que todas as pessoas
mantenham o isolamento social, ou seja, fiquem em casa sempre que possível. A gente sabe que essa não é a realidade de muitas pessoas que precisam voltar ao trabalho, mas se você puder sair apenas para o essencial, é a melhor opção.

Ainda não está totalmente claro se pessoas que já se infectaram e se recuperaram da infecção ficam totalmente imunes a uma nova infecção pelo coronavírus. Tudo indica que os anticorpos que se formam no organismo após essa primeira infecção geram proteção, mas nós ainda não temos certeza quanto a essa proteção, se ela é eficaz e nem sabemos quanto tempo dura porque a doença é nova.

Além disso, fora as incertezas em relação à imunidade, sempre existe a possibilidade de levar o vírus pra dentro de casa ou pra outros lugares por meio dos sapatos, das roupas, dos objetos e até mesmo pelas mãos, caso a pessoa tenha tocado em alguma superfície ou apertado a mão de alguém infectado.

Se é assim, o ideal é continuar com as medidas de higiene e restringir o convívio com quem não mora na mesma casa. Quando sair, lembre-se que você deve usar máscara obrigatoriamente, higienizar bem as mãos constantemente e manter uma distância física de pelo menos 1,5m a 2m das outras pessoas.

Veja também: Como diminuir o risco de contaminação por coronavírus no transporte público?

Leia mais