Vídeos

Como lavar o nariz? | Coronavírus #25



Lavar o nariz com soro fisiológico mantém a mucosa úmida, o que contribui na defesa do organismo contra os vírus. Dr. Drauzio ensina neste vídeo como lavar corretamente.

 

Você tem visto na televisão, em todos os lugares, as técnicas pra lavar a mão. Eu mesmo gravei um vídeo sobre o melhor jeito de a gente fazer, de ter esses cuidados com as mãos. Mas existe um cuidado muito simples que a gente usa pra gripes e resfriados e que certamente vai valer pro coronavírus também. E esse é menos divulgado. Que é o quê? É você lavar o nariz, as cavidades nasais. E fazer gargarejos. Pra quê? Por que você mantém umedecidas e ajuda a limpar a cavidade nasal e a cavidade oral, também.

Como é que se faz isso? Com solução fisiológica, dessa que se compra em farmácia. Ou, se você não tiver acesso à solução fisiológica, prepare você mesmo. Pega um copo de água e ferva. Depois de bem fervida, você espera esfriar — lógico, né? Joga um pouquinho de sal. Quanto? Uma pontinha de uma colher de café.

Veja também: Em quantos dias os sintomas aparecem? | Coronavírus #24

Lembrando que o soro fisiológico é: para cada litro de água, uma colher de chá de sal. E é isso. Se você vai ferver um copo de água só, você joga uma pitadinha de sal. Depois, se você puder, pega uma seringa, coloca a seringa em uma narina, tapa a outra e joga o líquido com força pra dentro. E faz a mesma coisa do outro lado, invertendo agora. Tapando a narina oposta, jogue soro.

É desagradável, fica uma coisa meio sufocante, às vezes. Mas com o tempo a gente fica mais tolerante. E faça gargarejos com essa mesma solução de água e sal. Beba bastante líquido durante o dia. Tome bastante água, porque é importante manter as mucosas úmidas. Porque elas estando úmidas, elas têm mais defesa contra os vírus de um modo geral. Especialmente se você estiver num lugar com ar condicionado, que resseca as mucosas. Beba bastante líquido e faça essa higiene das cavidades nasais e da cavidade oral com água e sal.

Leia mais