Ficar triste o tempo todo não é normal

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Quando a tristeza vira regra pode ser depressão. Procure ajuda.

 

Ficar triste é normal, faz parte do cotidiano. Mas quando a tristeza se repete, se intensifica e se agrava, é preciso procurar ajuda, porque pode ser depressão ou algum outro transtorno psicológico. Alguns dos sinais que devem acender o alerta são: sentir que não vale a pena viver, se desinteressar por coisas do dia a dia e se isolar. Ouça o dr. Drauzio e não deixe chegar nesse ponto.

Não pode assistir agora? Acompanhe a transcrição a seguir:

Olá. Todos nós temos momentos de alegria e momentos de tristeza. Ficar triste faz parte do dia a dia nosso, não é. Às vezes, a gente alterna muitas vezes no dia, de manhã tava alegre, depois, na hora do almoço, já começou a bater uma tristeza, à tarde piorou, depois, saiu à noite, a gente foi a uma festa, se divertiu. Mas, às vezes, a tristeza começa a se repetir, esses quadros começam a se instalar e eles vão se agravando. E a pessoa pode chegar a um momento que ela não vê mais graça na vida e até a pensar que: “Será que vale a pena viver desse jeito, nessa tristeza em que eu me encontro?”

Olha, quando você estiver nesse nível, pensa o seguinte, que você não tá bem, que você tá doente, que você precisa tratar essa depressão. Isso não é uma tristeza, é um quadro depressivo. No quadro depressivo, a pessoa só consegue pensar coisa ruim, só consegue lembrar de fatos desagradáveis, só consegue enxergar problemas na vida e se desinteressa pela vida cotidiana, por encontrar os amigos, por ir passear, por fazer uma viagem, coisas que ela gostava antes. O trabalho começa a ir mal, os relacionamentos pessoais só se agravam, só vão ficando cada vez mais distantes, porque ninguém gosta de estar perto de uma pessoa triste o tempo todo. Não espere chegar nessa situação.

Quando você perceber que a tristeza vem e que ela não vai embora, que ela persiste, procura ajuda, não é vergonha nenhuma, procura ajuda, porque isso é uma patologia, é uma psicopatologia, que pode ter consequências graves pra você e ter repercussões nas pessoas com quem você convive. Depressão é um problema sério. A Covid agravou esse quadro porque a Covid nos isolou, dificultou os contatos humanos.

Quando você começar a notar que essa tristeza interfere no seu dia a dia a ponto de te prejudicar e de prejudicar o seu trabalho, de prejudicar os relacionamentos, procura ajuda, procura porque vai ser melhor assim.

Veja também: Como ajudar uma pessoa que está pensando em suicídio?

Veja mais