Sexualidade

Masturbação causa acne?

Masturbação causa acne?

A masturbação não está relacionada ao surgimento de acne. Essa associação foi bastante usada para, provavelmente, tentar coibir a prática que muitos consideravam imoral. 

 

A relação entre masturbação e acne é bastante comum, mas é falsa. Na adolescência, há um aumento na produção de hormônios sexuais (como a testosterona, nos homens, e o estrogênio, nas mulheres) e, portanto, a sexualidade se torna mais aflorada. Esses hormônios podem, dependendo do tipo de pele, predispor ao surgimento de espinhas e cravos, pois agem nas glândulas sebáceas.

“A masturbação não está, de forma nenhuma, relacionada ao surgimento de acne. Essa associação foi bastante usada para, provavelmente, tentar coibir a prática, que, apesar de natural, muitos consideravam – e ainda consideram – imoral.

Consultoria: Rodrigo da Rosa Filho, graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Veja outra matéria da série “Grandes Dúvidas”: Comer canjica faz aumentar a produção de leite?

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.