DrauzioCast #011 | Caspa 1

thumb drauziocast caspa 1

Compartilhar

Publicado em: 26 de junho de 2018

Revisado em: 16 de março de 2021

Dr. Drauzio explica o quadro clínico desses pequenos fragmentos brancos que se desprendem do couro cabeludo. Ouça no podcast sobre caspa.

 

 

 

A dermatite seborreica é uma afecção crônica, inflamatória e superficial da pele que se manifesta em partes do corpo, onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas; ou a presença de um fungo chamado pityrosporum ovale — nome complicado.

A doença também conhecida pelo nome de seborreia, caspa ou eczema se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas, que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele — axilas, virilhas e debaixo dos seios.

Veja também: Alopecia areata

No couro cabeludo essa descamação é seca, pode soltar-se e cair em pequenos fragmentos dando origem ao que todo mundo conhece com o nome de caspa. Nos bebês, a dermatite seborreica provoca a formação da crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas.

A causa da dermatite seborreica não é muito bem conhecida. Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura podem agravar o quadro. Ainda não se conhece um tratamento para a cura definitiva da doença — que não é contagiosa —, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas.

Veja mais