Podcasts

DrauzioCast #028 | Acidentes com crianças

Thumbnail do DrauzioCast sobre acidentes com crianças.

Dr. Drauzio Varella dá dicas de como reduzir os riscos de acidentes com as crianças, dentro e fora de casa. Ouça o episódio.

 

 

 

A melhor forma de evitar acidentes infantis é preveni-los. Veja alguns cuidados elementares:

  • As telas de proteção devem cobrir o vão interino das janelas e sacadas, sem deixar o menor espaço aberto. Além disso, os móveis devem ser afastados das telas de proteção, para evitar que a criança suba e se jogue contra a tela;
  • Cozinha é um lugar da casa proibido para a circulação de crianças. Mesmo que elas estejam proibidas de entrar, os cabos das panelas devem permanecer sempre virados para o lado interno do fogão; nunca para fora;
  • Produtos de limpeza e remédios precisam ser guardados em armários altos e trancados à chave — que deve ser mantida longe do alcance da criança;
  • Piscinas devem ser cercadas com grades. Não adianta colocar uma capa sobre a água. Essas capas não impedem que a criança caia dentro da água e, pior, não permitem que saia depois (mesmo estando consciente).

 Veja também: Cordões de cortinas podem causar estrangulamento de crianças

Fora de casa, os acidentes de trânsito são a principal causa de mortalidade infantil. Por isso as crianças nunca devem ser transportadas no banco da frente dos carros, qualquer que seja a sua idade. Mesmo as maiores, só devem sair de casa no banco de trás e com o cinto de segurança atado.

Para garantir a segurança dos menores de um ano, é indispensável providenciar uma cadeirinha apropriada, firmemente presa com cinto de segurança. Depois que completa um ano, essa cadeirinha deve ser substituída por outra mais adequada ao tamanho da criança.

Acima de tudo, os pais devem dirigir com prudência e cuidado, e respeitar as leis de trânsito. Bebeu? Não dirija.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.