Ministério da Saúde anuncia a 4ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 80 anos ou mais.
Na última quarta-feira (23/3/22), o Ministério da Saúde anunciou que disponibilizará a 4ª dose (segunda dose de reforço) da vacina contra a covid-19 para pessoas com 80 anos ou mais.
A 4ª dose já estava sendo oferecida desde o fim de 2021 para brasileiros com mais de 18 anos imunossuprimidos. Alguns estados e municípios já estão aplicando a 4ª dose em idosos, mesmo antes do anúncio do Ministério.
Veja também: Devo realizar testes de anticorpos depois de me vacinar?
Segundo a nota técnica do MS, os dados epidemiológicos apontam para um aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por covid-19 na faixa etária acima de 80 anos. De acordo com estudos, esse grupo tem tendência de perda de proteção das vacinas contra a covid-19 a partir de três a quatro meses de sua aplicação.
A queda na efetividade pode ser justificada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, fenômeno conhecido com imunossenescência. Isso, ainda segundo o documento, justificam estratégias diferenciadas para garantir a proteção desse grupo específico.
Veja as principais dúvidas a respeito:
Quem deve tomar a 4ª dose?
Pessoas acima de 18 anos com problemas imunológicos e brasileiros com mais de 80 anos. Alguns estados e municípios estão começando a ofertar a 4ª dose para pessoas com mais de 70 anos. Fique atento ao cronograma da sua região.
Quando devo tomar a 4ª dose?
É preciso aguardar 4 meses após a aplicação da 3ª dose. Verifique o calendário da sua cidade, para saber quando a dose começará a ser aplicada.
Qual será a vacina oferecida para a 4ª dose?
O Ministério da Saúde indicou que a prioridade deve ser dada à vacina da Pfizer, independentemente do imunizante utilizado nas doses anteriores.
Se essa vacina não estiver disponível no posto de vacinação, deve-se utilizar os imunizantes da AstraZeneca ou da Janssen.
Posso tomar a vacina contra a covid-19 e contra a gripe no mesmo dia?
Sim, as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. É importante lembrar que a Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 4/4/2022, exatamente pelo grupo dos idosos