O estômago é um órgão do sistema digestório responsável por armazenar os alimentos e atuar no processo de digestão.
Veja também: Dr. Drauzio comenta sobre gastrite nervosa
Características do estômago
O estômago representa uma área dilatada do sistema digestório, divido em quatro partes e localizado abaixo do diafragma.
É responsável por produzir o suco gástrico (contém ácido clorídrico e pepsina), que transforma o bolo alimentar em quimo, mistura de alimentos, suco gástrico e água, que é liberada do estômago para o intestino delgado para continuar o processo digestivo.
Além disso, secreta o fator intrínseco, uma glicoproteína responsável por se combinar com a vitamina B12 de modo a torná-la disponível para a absorção intestinal.
Produz, também, dois hormônios importantes: a grelina, liberada quando o estômago está vazio e que dispara o sinal de fome, e a gastrina que, em resposta ao alimento, estimula a liberação de ácido clorídrico e enzimas digestivas.
Estrutura e localização do estômago
O estômago situa-se no tubo digestivo, logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, no lado superior esquerdo do abdômen.
Pode ser dividido em quatro partes:
- cárdia: comunica o órgão com o esôfago;
- fundo gástrico: parte superior à entrada do esôfago;
- corpo: parte central e maior do órgãos; e
- porção pilórica ou antro: porção final do estômago. É nessa região que está localizado o piloro, a transição entre o estômago e o duodeno que, ao abrir e fechar, regula a passagem do quimo de um órgão para o outro e impede o refluxo
Possui duas válvulas ou esfincteres, que mantêm o conteúdo do órgão em seu interior. O esfincter esofágico fica na parte superior do estômago e o esfincter pilórico, na inferior, separando o órgão do intestino delgado.
É revestido pela mucosa gástrica, uma camada de tecido pregueado. Em seu interior se encontram as glândulas gátricas, que produzem o suco gástrico.

Função
Quando o alimento é engolido, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde o suco gástrico, constituído principalmente de ácido clorídrico e pepsina (enzima responsável pela digestão parcial das proteínas), envolve os alimentos em digestão e, através dos movimentos peristálsticos, transforma o bolo alimentar em quimo, que depois em direção ao intestino delgado.
O estômago continua o processo de digestão dos carboidratos, iniciado na boca, e inicia a digestão das proteínas. Vazio, possui um volume de aproximadamente 50 ml, mas pode expandir sua capacidade para 1l ou um pouco mais.
Também secreta o fator intrínseco, glicoproteína responsável por se combinar com a vitamina B12, tornando-a disponível para a absorção intestinal.
Outra importante função do estômago é produzir dois hormônios fundamentais para a regulação do apetite e para a digestão: a grelina, liberada quando o estômago está vazio e que dispara o sinal de fome, e a gastrina que, em resposta ao alimento, estimula a liberação de ácido clorídrico e enzimas digestivas.




