Estômago

O estômago é um órgão do sistema digestório localizado entre o esôfago e o duodeno. Essencial ao processo digestivo, situa-se no lado superior esquerdo do abdômen.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O estômago é o órgão mais representativo do aparelho digestivo. Em seu interior se encontram glândulas que produzem o suco gástrico.

 

O estômago situa-se no tubo digestivo, logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, no lado  superior esquerdo do abdômen. Pode ser dividido em quatro partes: cárdia, que comunica o órgão com o esôfago; fundo gástrico, parte superior à entrada do esôfago;  corpo, parte intermediária e principal; e piloro, na junção com o duodeno, que regula a passagem do quimo (bolo alimentar transformado em líquido pastoso altamente ácido que segue para o intestino) de um órgão para o outro e impede o refluxo.

 

Veja também: Dr. Drauzio comenta sobre gastrite nervosa

 

É revestido  pela mucosa gástrica, uma camada de tecido pregueado. Em seu interior se encontram as glândulas gátricas, que produzem o suco gástrico. Quando o alimento é engolido, passa pelo esôfago e chega ao estômago, onde esse suco envolve os alimentos em digestão e, através dos movimentos peristálsticos, transforma o bolo alimentar em quimo. O estômago continua o processo de digestão dos carboidratos, iniciado na boca,  e inicia a digestão das proteínas. Vazio, possui um volume de aproximadamente 50 mL, mas pode expandir sua capacidade para até 4L.

Possui duas válvulas ou esfincteres, que mantêm o conteúdo do órgão em seu interior. O esfincter esofágico fica na parte superior do estômago e o esfincter pilórico, na inferior, separando o órgão do intestino delgado.

Veja mais

Sair da versão mobile