O apêndice cecal se localiza no ceco. O ceco corresponde à primeira parte do intestino grosso juntamente com o cólon e o reto, e faz parte do sistema digestório. Apesar disso, está relacionado ao sistema imunológico, por contem tecido linfoide.
Veja também: Sinais de apendicite
Características do apêndice cecal
O apêndice cecal é uma estrutura tubular, em forma de dedo de luva, que se projeta a partir do ceco, a primeira parte do intestino grosso.
Seu comprimento é variável, mas dificilmente ultrapassa 8 cm.
Estrutura e localização do apêndice cecal
O intestino delgado se liga ao intestino grosso pela junção ileocecal, onde há uma válvula que impede o retorno do bolo alimentar.
Logo abaixo da junção ileocecal, onde o cólon forma um fundo cego chamado ceco (a primeira porção do intestino grosso), localiza-se o apêndice cecal, um pequeno órgão tubular parecido com o dedo de uma luva. Situa-se na região inferior direita do abdômen e faz parte do sistema digestório.
Nessa região está a válvula ileocecal (válvula de Bauhin), que permite que o conteúdo alimentar passe do intestino delgado para o grosso e não retorne, evitando o refluxo do conteúdo do ceco de volta para o intestino delgado.
Função
O apêndice cecal é um órgão linfático dotado por grande quantidade de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, por isso é considerado um órgão imunitário secundário.
Também abriga bactérias benéficas ao intestino e à digestão.
Esse órgão costuma inflamar, causando apendicite, e muitas vezes precisa ser removido cirurgicamente.




