Coronavírus

Devo evitar viagens de avião por causa do coronavírus?



Sim. Para quem tem viagens não essenciais marcadas, o ideal é remarcar ou cancelar, principalmente no caso de quem faz parte do grupo de risco.

 

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2, causador da doença chamada covid-19), o Ministério da Saúde recomenda que viagens ao exterior só sejam realizadas em casos de real necessidade. Para quem tem viagens não essenciais marcadas, o ideal é remarcar ou cancelar.

 

E viagens dentro do Brasil?

 

Não há uma orientação específica a respeito de viagens domésticas, mas algumas companhias aéreas do país estão flexibilizando as políticas de remarcação e cancelamento de voos para incentivar que as pessoas não viajem. Apesar de não haver nenhuma restrição, a orientação das autoridades neste momento é que todos que têm a possibilidade de ficar em casa, que fiquem. A quarentena ajuda a conter a propagação do vírus.

Veja também: Coronavírus: Voltei de viagem internacional; o que devo fazer?

Ficar em casa é ainda mais importante para quem compõe o grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas, especialmente nas regiões com transmissão local da doença. Nesses casos, a recomendação é evitar não somente viagens, mas também contato social, idas a locais como shoppings, cinemas e outros lugares com aglomeração de pessoas.

Vale lembrar que locais turísticos, mesmo abertos, como praias, normalmente têm aglomeração. Alguns pontos turísticos no Brasil inclusive estão fechados e com as atividades suspensas por tempo indeterminado por conta da covid-19.

 

Posso ser infectado dentro do avião?

 

Segundo informações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o risco de infecção dentro de um avião é baixo. A maioria dos vírus e germes não se espalha facilmente devido à maneira como o ar circula na aeronave.

Mesmo assim, valem as recomendações de prevenção durante a viagem: lavar as mãos com frequência e evitar contato com pessoas que tenham sintomas.

Sobre o autor: Maiara Ribeiro

Maiara Ribeiro é repórter do Portal Drauzio Varella desde 2018. Tem interesse em assuntos relacionados à saúde da criança, da mulher e do idoso.