Vídeos

Dor de garganta | Tira-dúvidas com especialista #05



Quase todo mundo já teve dor de garganta, ainda mais quando era criança. As dúvidas não são poucas. Esclarecemos algumas que recebemos do público.

 

A dor de garganta tem causa alérgica? Líquido gelado: tomar ou não? Quando é recomendável extrair as amídalas? Danilo Real, médico otorrinolaringologista, responde essas e outras dúvidas enviadas pelo público.

 

Quando só existe a dor de garganta, sem outros sintomas como febre, por exemplo, há necessidade de tomar antibiótico?

De maneira geral, no adulto, quando há dor de garganta sem febre e conseguimos contornar os sintomas com analgésicos, por exemplo, evitamos o antibiótico. Porém, se houver outros sintomas, ele passa a ser cogitado.

 

É verdade que respirar pela boca ao dormir causa dor de garganta?

Sim, o ressecamento que às vezes temos na faringe ocorre porque o ar tende a ressecar as vias aéreas, e isso tende a gerar dor de garganta.

 

Líquido gelado: tomar ou não quando a garganta está inflamada?

Isso é muito discutível. Se olharmos os dados, há pessoas que não são tão afetadas com o gelado e outras que sentem uma piora muito grande. É muito individual.

 

Quando é recomendável a cirurgia de extração de amídalas?

Os critérios formais para se pensar em cirurgia são:

  • 5 amidalites severas (que precisem de antibióticos) no ano;
  • 4 amidalites por 2 anos seguidos;
  • 3 amidalites por 3 anos seguidos.

Esse é o critério formal. No entanto, há as individualidades. Se há ocorrências de amidalite que demora 2 semanas para recuperação, podemos pensar no benefício de retirar as amídalas.

 

Refluxo reflete em dor de garganta?

Sim. A dor de garganta, principalmente as faringites crônicas, podem ser decorrentes do líquido ácido que sai do estômago chegando à faringe e causando a dor de garganta.

 

Alergia à poeira pode causar dor de garganta?

Normalmente, não. A alergia traz muito mais o sintoma de coceira e irritação.

 

Por que a tosse depois da inflamação da garganta demora tanto pra ir embora?

A laringe e a traqueia são mais lentas para se recuperar do que a própria garganta e faringe, então é comum considerar a presença de tosse seca, sem secreção, por até 4 semanas depois de uma infecção de via aérea superior normal.

 

Extrato de própolis ajuda na recuperação?

De 10 anos para cá, há vários estudos que mostram que o própolis tem atividade antibacteriana e imunoestimulante, então pode ajudar, sim. Principalmente nos casos virais.

 

Assista ao vídeo completo

Leia mais