Dicas para diminuir o risco de contágio na Páscoa e em outras datas | Live Instagram

Veja as recomendações de prevenção e não se descuide durante os encontros de família.

Mariana Varella

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

Veja as recomendações de prevenção e não se descuide durante os encontros de família.

 

Nos últimos meses, boa parte das contaminações pelo vírus causador da covid-19 se deu em pequenas reuniões familiares, situações em que muitos relaxam os cuidados com a doença. Mariana Varella explica que essas aglomerações mais restritas não excluem a possibilidade de infecção, mas existem medidas que podem reduzir os riscos – especialmente na Páscoa, festa em que os brasileiros costumam se reunir e participar de cultos religiosos.

A principal delas é o uso de máscara, de preferência a N95/PFF2, e o cuidado em manter uma distância de 2 metros das outras pessoas o tempo todo. Evitar abraços, beijos e apertos de mão, lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos e comida também ajudam.  Lugares abertos e/ou bem ventilados são alternativas que podem diminuir o risco. Em caso de sintomas da covid-19, o ideal é evitar sair durante 14 dias, mantendo isolamento dentro de casa.

Assista a essa e outras dicas na live de Mariana Varella.

Veja também: Tive contato com uma pessoa com covid-19: devo me testar?

Veja mais