Cuidado paliativo não é abandono do paciente

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A apuração do caso Prevent Sênior colocou em debate o que seria o cuidado paliativo. Em entrevista ao dr. Drauzio, o chefe do Serviço de Medicina Paliativa do Hospital Sírio-Libanês, Daniel Forte, explica o que significa essa área da Medicina.

 

Até algumas décadas atrás, pacientes que estavam fora do alcance de medicina tradicional, acabavam ficando sem opções terapêuticas. Recentemente, a especialidade do cuidado paliativo surgiu com o objetivo de auxiliar aqueles com doenças incuráveis ou já no fim da vida.

No entanto, por ser uma área bastante recente, ainda há confusão sobre o seu papel no auxílio ao paciente. Para entender melhor o que é, como funciona e como ela vem avançando no Brasil, o dr. Drauzio conversou com Daniel Forte, médico, chefe do Serviço de Medicina Paliativa do Hospital Sírio-Libanês.

Veja também: Morre-se mal no Brasil

Veja mais