Fazer xixi sentado é melhor opção para a saúde?


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Urologia

close nas pernas de homem faz xixi sentado no vaso sanitário. urinar sentado pode trazer benefícios à saúde

Compartilhar

Publicado em: 22 de agosto de 2023

Revisado em: 1 de novembro de 2023

Para alguns, urinar sentado é considerado coisa de “mulher”, mas todos podem se beneficiar com a prática. Veja por que fazer xixi sentado pode ser bom para a saúde.

 

Não são todos os homens que urinam sentados, seja por hábito ou por considerar que essa é uma prática “feminina”. Mas pesquisas indicam que há razões para fazer xixi sentado, pois a posição ao urinar pode influenciar o fluxo e o esvaziamento da bexiga. 

O urologista Caio Henrique Rios Borduque comenta que “sem entrar em debates sobre igualdade ou direitos iguais, para surpresa de alguns há sim um benefício na saúde urinária e nos parâmetros de ‘urofluxometria’, em homens que possuem algum problema urinário (principalmente referente ao aumento da próstata)”.

O que também foi confirmado através de um estudo de pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda: urinar sentado é mais benéfico do que em pé, especialmente para os homens depois dos 50 anos. A revisão sistemática, publicada há alguns anos, analisou 14 bancos de dados científicos para chegar a 11 estudos clínicos – publicados entre 1999 e 2012 – sobre os hábitos de esvaziamento da bexiga de pessoas saudáveis ​​e pessoas com sintomas do trato urinário inferior (bexiga e uretra).

O estudo mostrou que urinar sentado não é apenas benéfico para a saúde, mas também melhora a vida sexual dos homens. Além disso, urinar sentado é muito mais higiênico, reduzindo o risco de infecção. Realizar essa ação diária também permite que a próstata fique mais relaxada, o que, portanto, melhora consideravelmente a vida sexual. Por fim, o fato de urinar sentado faz com que o homem elimine a urina de forma mais completa.

Evidentemente, as razões pelas quais os homens podem optar por fazer xixi sentado são pessoais, mas o resultado do estudo tem uma explicação. De acordo com o urologista, “na posição sentada há um relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, diminuindo a pressão dentro da bexiga e preservando o bom funcionamento das funções do trato urinário”, diz.

Ainda para o dr. Caio, esses benefícios não foram extrapolados para populações saudáveis (sem problemas urinários), “porém fica claro o benefício em urinar sentado para todos os homens”, expõe.

        Veja também: Entenda por que você não deve segurar o xixi

 

Vantagens higiênicas de urinar sentado

Fazer xixi sentado também é um hábito mais higiênico do que em pé. Um fato curioso é que 70% dos homens japoneses admitem urinar sentados. Até mesmo o jogador de futebol argentino Lionel Messi já confessou o ato em papo descontraído na TV uruguaia. 

Porém, o dr. Caio ressalta que “usar o banheiro público sempre foi um desafio para quem precisa sentar no vaso. O uso do assento é preferível após higienizar ou se houver disponibilidade de papéis que recobrem as bordas do vaso”, sugere.

Diante dos benefícios, cada vez mais países propõem aumentar o número de homens que urinem sentados como forma de melhorar o saneamento dos banheiros públicos. Na Alemanha, por exemplo, é comum encontrar placas que recomendam o uso do vaso sanitário sentado ou mesmo luzes vermelhas para quem fica em pé em frente ao vaso sanitário. Os profissionais de saúde têm muito claro que urinar sentado é benéfico para o corpo humano, mas também é a opção mais higiênica. 

 

O mito de contrair infecções sexualmente transmissíveis

Embora seja recomendado fazer xixi sentado, há dúvidas se existe algum risco de contrair ISTs em banheiros públicos. Para o urologista, a resposta é NÃO: “como o próprio nome diz: sexualmente transmissível. O maior risco nessas situações é contrair infecções virais e bacterianas ao entrar em contato com microrganismos que causam essas doenças”, afirma.

O urologista exemplifica que uma mão que tocou em alguma superfície contaminada, se for levada à boca, pode carregar bactérias para dentro do corpo. Essa falta de cuidado pode gerar doenças como gastroenterocolites agudas virais (diarreias) e hepatite A. Por isso, recomenda-se lavar as mãos após sair do banheiro.

        Veja também: Como as IST são transmitidas? | Comenta #75

 

O que é melhor para a próstata, urinar sentado ou em pé?

Como dito, a diferença é realmente muito pequena em homens jovens, mas torna-se particularmente evidente com o avanço da idade ou com o aparecimento de problemas de próstata, condição chamada hiperplasia prostática benigna (HBP) que afeta a maioria dos homens mais velhos.

Para a próstata é melhor urinar sentado, pois a HBP ocorre quando a próstata e os tecidos circundantes se expandem, obstruindo a uretra, que é o tubo que conduz a urina para o exterior o organismo, saindo da bexiga, passando pela próstata e chegando ao pênis. Portanto, a obstrução dificulta a micção. Homens com HBP podem apresentar formação de pedra na bexiga, infecções do trato urinário e até mesmo infecções renais, se não esvaziarem completamente a bexiga.

Acima dos 50 anos, é mais comum os homens desenvolverem algum sintoma do trato urinário inferior, que vai desde dificuldade para urinar até vontade frequente de fazer xixi, passando por esvaziamento apenas parcial da bexiga até pequenas inflamações. Por isso, devem consultar um urologista periodicamente de maneira preventiva. É um dos sinais do envelhecimento, mas existem terapias que podem ser seguidas para reduzir os sintomas e algumas medidas relacionadas com a forma de fazer xixi.

Do ponto de vista médico, homens jovens e saudáveis podem fazer xixi em pé, sem maiores problemas. Mas para aqueles mais velhos, com problemas urinários ou de próstata, a melhor posição é urinar sentado. 

 

Sobre a autora: Angélica Weise é jornalista e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por assuntos relacionados à saúde mental, atividade física e saúde da mulher e criança.

Veja mais