Corpo humano

Próstata

Ilustração em raio x mostrando próstata.

A função da próstata é produzir e armazenar o líquido prostático, que junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, formam o sêmen. 

 

A próstata é uma glândula exócrina que se situa no interior da pélvis e faz parte do sistema reprodutor masculino, juntamente com os testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesículas seminais e pênis. Localiza-se à frente do reto e está encostada na base da bexiga, órgão muscular onde a urina é armazenada e da qual sai a uretra que passa pelo interior da próstata e do pênis até alcançar o meio exterior.

 

prostata

 

Veja também: Tratamento dos problemas de próstata

 

A próstata é um órgão insignificante se comparado ao tamanho do corpo. Tem formato de maçã e pesa cerca de 20 gramas no homem adulto. Com o passar dos anos, porém, começa a crescer e gera vários problemas que comprometem a qualidade de vida dos homens mais velhos.

Sua função é produzir e armazenar o líquido prostático, que junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos formam o  sêmen que é eliminado durante a relação sexual. O líquido prostático constitui cerca de 30% do sêmen.

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella. Formada em Ciências Sociais pela USP, atua na área de jornalismo de saúde, com foco em saúde da mulher. @marivarella