Podcasts

Saúde Sem Tabu #9 | Não é só o câncer de próstata que atinge os homens



Engana-se quem acha que homens que vão ao médico são frágeis. O urologista José Carlos Truzzi fala sobre a importância das consultas médicas no diagnóstico precoce de doenças.

 

 

 

Por uma questão cultural, grande parte da população masculina evita ir ao médico com regularidade e, consequentemente, se cuida menos. Na ausência de consultas com o urologista, por exemplo, os homens estão sujeitos não apenas à descoberta tardia do câncer de próstata, mas também do câncer de rim, de bexiga, de pênis, entre outros. Esses tumores são mais comuns acima dos 50 anos e estão relacionados a questões genéticas e ambientais, incluindo o tabagismo. Já os jovens entre 25 e 30 anos são mais acometidos pelo câncer de testículo, doença que pode ser muito agressiva.

Neste episódio do Saúde Sem Tabu, o dr. José Carlos Truzzi chama a atenção para esses e outros problemas urológicos, como o aumento da próstata e a incontinência urinária. O especialista recomenda que as visitas ao urologista se tornem um hábito logo após o fim da infância, já que grande parte das doenças que acometem os homens é facilmente tratável quando há o diagnóstico precoce.

Ouça também no YouTube:

Conteúdo desenvolvido em parceria com a TENA Brasil: https://www.tena.com.br/

Veja também: Principais problemas que acometem a próstata | Entrevista

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. @marivarella

Leia mais