Podcasts

Por Que Dói #24 | Tratamento de canal



Diferentemente do que muitos imaginam, não é o tratamento de canal que dói, mas a evolução da doença.

 

 

 

No imaginário das pessoas, o tratamento de canal é um dos procedimentos odontológicos que mais provoca dor. O endodontista Miguel Haddad, porém, explica que isso não é verdade: o que dói é o avanço da doença instalada, e não o tratamento. Segundo o profissional, o método é uma das últimas alternativas utilizadas para salvar o dente quando há quadros de inflamação ou infecção nos nervos.

Neste episódio do Por Que Dói?, ele detalha como o processo é feito, desde a abertura até a obturação do canal – tudo com a utilização de anestesia, na grande maioria das vezes. Dr. Miguel conta que a odontologia viveu enormes avanços nas últimas décadas e, por isso, é muito raro que o tratamento de canal resulte em complicações. Mesmo durante a pandemia de covid-19, a recomendação é procurar um profissional rotineiramente, em especial se estiver sentindo algum tipo de incômodo.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Por Que Dói? #14 | Dor de dente

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.