Podcasts

Outras Histórias #7 | Um chope gelado

Você tem a sensação de ser sugado pela tela do seu celular? Drauzio também. Neste episódio ele conta a revolução que o fax, o computador e, anos depois, o celular, causaram na sua rotina e que também acaba caindo na armadilha do 'bora marcar' com seus amigos.

Você tem a sensação de ser sugado pela tela do seu celular? Drauzio também. Neste episódio ele conta a revolução que o fax, o computador e, anos depois, o celular causaram na sua rotina.

 

 

 

Nos anos 1970, as previsões para o início do novo século afirmavam que as máquinas fariam todo o trabalho dos seres humanos, que teriam jornadas laborais de apenas quatro horas por dia. O problema, então, seria o ócio, que poderia vir acompanhado de vícios e depressão. Elas não poderiam estar mais equivocadas.

Neste episódio do “Outras Histórias”, Drauzio conta o alívio e as consequências trazidos pelo fax, pelo computador e pelo celular. Ao mesmo tempo em que facilitaram as tarefas, as novas invenções exigem a conexão a todo tempo, inclusive na hora do lazer.

Foi nesse contexto que um famoso cirurgião da época da faculdade entrou em contato com o dr. Drauzio. Querido pelos pacientes, ele realizava cirurgias a preços módicos e, por isso, trabalhava quase todo dia. Por ligação, os dois estabeleceram uma parceria e combinaram de marcar um chope gelado para se conhecerem, em um dia em que estivessem mais tranquilos de seus afazeres. O encontro foi ficando para depois, e o tempo não os perdoou.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Síndrome de burnout (esgotamento profissional)

 

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais