Podcasts

Por Que Dói? #28 | Joanete



O joanete é, digamos assim, aquele “osso do dedão do pé que fica pra fora”. Embora o surgimento dessa deformação esteja associado ao uso de sapatos apertados e de bico fino, o joanete é considerado uma condição com predisposição hereditária.

 

 

 

O joanete pode ser classificado em três níveis: leve, quando a deformação está dentro do normal; moderado, quando ela é um pouco maior, mas não causa dor; e grave, quando está associada a complicações. Essa condição está ligada a causas genéticas e uso de sapatos muito flexíveis ou apertados.

Além disso, pacientes com doenças reumáticas, como lúpus e artrite reumatoide devem ter atenção redobrada, pois o risco de deformidade nos pés aumentam com a idade. Ouça agora a entrevista com o dr. Alexandre Godoy, chefe do grupo de pé e tornozelo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Artrite e artrose em pessoas mais velhas | Entrevista

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.