Podcasts

DrauzioCast #013 | Bursite

thumb drauziocast bursite

Inchaço e dor forte são os principais sintomas. Conheça medidas de tratamento neste podcast sobre bursite.

 

Bursite é a inflamação da bolsa sinovial. A bolsa sinovial é uma estrutura que envolve as articulações — ela é cheia de líquido — e funciona como um amortecedor entre os ossos, tendões e os tecidos musculares.   A bursite acomete principalmente os ombros, os cotovelos, os quadris e os joelhos.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço e restrição de movimentos. Entre as causas possíveis estão os traumatismos (em primeiro lugar), as infecções, as chamadas lesões por esforço repetitivo — ou LERs, aquelas [em] que vai repetindo o esforço, vai repetindo até traumatizar a bolsa sinovial — e o uso excessivo das articulações. Enfermidades como artrite e gota podem estar associadas às crises de bursite — a artrite, por causa da inflamação que provoca nas articulações; e a gota, como consequência do depósito dos cristais de ácido úrico que se acumulam na articulação.

O tratamento das bursites deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicação de gelo — o gelo é sempre um ótimo anti-inflamatório — e redução dos movimentos na área afetada. A fisioterapia pode ajudar bastante, desde que os exercícios sejam orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.

Fica aqui uma recomendação importante: não se automedique. Medicamentos como os analgésicos e anti-inflamatórios podem ter efeitos colaterais adversos, se tomados sem controle médico.

 

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais