Podcasts

DrauzioCast #127 | Coronavírus: Por que para algumas pessoas a infecção é leve?

Dr. Drauzio varella explica por que uma pessoa tem um caso leve de coronavírus, e outra tem um caso mais grave.

Ser jovem ou saudável não garante um caso leve de coronavírus, mas existem grupos mais vulneráveis ao agravamento da infecção.

 

 

 

Por que alguns infectados pelo vírus têm uma doença grave e outros têm uma doença bem mais benigna? A gente não sabe essa resposta.  A gente sabe [que], estatisticamente, os mais velhos, aqueles com doenças crônicas de base [e] aqueles com problemas imunológicos têm mais risco de ter [a] doença grave.

Nós não sabemos explicar porque alguns jovens têm uma doença muito tranquila, [que] não passa de um mal estar, um pouco de tosse, uma febrícula, e em alguns dias se sentem muito melhor; enquanto outros têm uma doença mais pesada.

Quer dizer, mesmo o fato de você ser jovem não quer dizer que você não vai ter uma ‘doencinha’ de nada, não. Isso não. [Mas] quer dizer que você corre um risco muito menor de ter uma doença muito grave ou de morrer. Mas, a condição física não garante a benignidade da doença — e isso é muito importante [de se considerar/destacar].

Nós temos atletas competitivos, gente de nível de disputar uma olimpíada, que adquiriram o vírus e tiveram uma doença que maltratou, que deixaram-nos meio quebrados por alguns dias e tudo, não é? Então, é por isso que não se pode dizer “não, essa aí é uma doença que só mata velho”, não. Não é verdade. 

É preciso tomar cuidado e tomar as medidas, porque ninguém vai gostar de ter uma doença que, embora não te faça correr risco de morte, te joga na cama por vários dias. Não é?!

Veja também: Quem é mais vulnerável a complicações do coronavírus?

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais