Podcasts

DrauzioCast #032 | Anabolizantes

Thumbnail do DrauzioCast 32, sobre anabolizantes.

O uso desenfreado e sem acompanhamento médico de anabolizantes pode trazer riscos à saúde. Saiba mais neste episódio.

 

 

Os anabolizantes pertencem a um grupo de drogas que tem indicação muito precisa na medicina. Infelizmente, nos últimos tempos, os anabolizantes passaram a ser usados por rapazes e moças interessados em esculpir uma forma física que privilegie os músculos, não é?

O uso indiscriminado e sem controle médico dos anabolizantes gera problemas graves de saúde — a morte, inclusive. Infelizmente por falta de informação — ou apesar dela —, os jovens continuam correndo atrás dos anabolizantes, cuja comercialização se transformou numa atividade clandestina e muito lucrativa.

Nas academias sempre aparece alguém que diz que determinada substância ajuda a desenvolver a musculatura mais depressa. É lógico que os primeiros resultados aparecem logo: os músculos crescem, e aí o usuário fica estimulado a usar cada vez mais anabolizantes; são drogas que mexem com a estrutura hormonal e com muitas outras estruturas fisiológicas do organismo, acarretando consequências graves.

Veja também: Entenda para que servem e os riscos dos principais suplementos usados em academias

Quem toma anabolizantes, além de problemas de pele, perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas graves, porque eles agem nas fibras musculares do coração. Eles aumentam o nível do LDL, que é o mau colesterol, e diminuem o HDL, que é o bom colesterol. Isso pode ser causa de anginas e infartos do miocárdio. Além de provocar uma diminuição na produção de espermatozóides no homem, e alterar os ciclos ovulatórios das mulheres.

É muito importante que quem usa anabolizante tenha ideia da possibilidade dessas complicações. O anabolizante não faz o músculo crescer, [mas] ele faz o músculo inchar. Quando você para [com] o anabolizante, ele [o músculo]  desincha e perde volume. E aí você nota que está ficando outra vez com os músculos menores, e você volta a tomar anabolizante.

A melhor forma de aumentar a massa muscular é fazer exercício. Não corra atrás dessas soluções mágicas que podem trazer complicações graves para a sua saúde.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.