A angina é a sensação de aperto no peito, e constitui um dos sintomas de infarto. Ouça alguns cuidados essenciais neste podcast sobre angina.
Angina é uma sensação de aperto, compressão ou desconforto mal caracterizado no peito, que pode se irradiar para a mandíbula, para o pescoço, ombros ou braços.
A angina se manifesta mais comumente do lado esquerdo do corpo, e é causada pelo estreitamento das artérias coronárias que conduzem o sangue que irriga o músculo cardíaco.
Essa limitação na irrigação sanguínea é responsável por deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio para o músculo cardíaco, e requer atendimento sem perda de tempo.
Em geral, a dor da angina torna-se mais intensa durante a atividade física, diminui durante o repouso e pode ser agravada pelo estresse emocional, pelo estômago cheio e pela exposição a temperaturas baixas.
Veja também: Exames preventivos para o coração | Entrevista
Alguns cuidados são de importância fundamental para a prevenção e controle da angina:
- Fique longe do cigarro. O fumo endurece as artérias e o coração é obrigado a trabalhar com mais vigor;
- Mantenha o peso em níveis adequados, adotando uma dieta de baixo conteúdo calórico, pouco colesterol e muita fibra;
- Exercite-se regularmente, mas só depois de ter passado por uma avaliação médica criteriosa;
- Procure aliviar sua carga de estresse, incorporando à sua rotina atividades como a prática de exercícios físicos, alguns hobbies, conversas com amigos etc;
- Controle a pressão arterial e não abuse do sal de cozinha.