doencas-cronicas is not a valid taxonomy for this post

Como medir a pressão arterial corretamente?

aparelho pressao hipertensao

Para medir a pressão arterial corretamente, é necessário tomar alguns cuidados antes e durante o procedimento.

 

A data 26 de abril marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, uma doença que, quando não tratada, pode levar a diversas complicações graves, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame).

É importante medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Quem já sofre da doença tem de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica. De forma geral, recomenda-se que a medida seja feita pouco antes das refeições e de tomar seus medicamentos, mas o médico é quem deve orientá-lo.

Antes de aferir a pressão, é preciso seguir algumas recomendações: não fumar nem consumir bebidas alcoólicas pelo menos 30 minutos antes da medição; não praticar atividade física até uma hora antes; esvaziar a bexiga e repousar por cinco a dez minutos antes de iniciar o procedimento.

 

Veja também: Mecanismo da pressão alta

 

Os aparelhos mais indicados são os eletrônicos, pois são mais fáceis de manusear. Para obter melhores resultados, siga este passo a passo:

  • Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo. Alguns aparelhos devem ser colocados no punho, verifique o seu;
  • Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e vire a palma da mão para cima;
  • Quando a braçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale nem movimente o braço. A maioria dos aparelhos é bastante simples de usar, basta apertar um botão que ele começará a medição.

Após alguns segundos, a braçadeira começa a desinflar e aparece uma sequência de números no visor do aparelho. O primeiro, que normalmente fica em cima, corresponde à pressão sistólica ou máxima, o “12” do conhecido “12 por 8”. O segundo, embaixo, corresponde à diastólica ou mínima (o “8”, no exemplo citado). Geralmente, os aparelhos mostram três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9. Alguns aparelhos trazem um terceiro valor, que comumente se refere à frequência cardíaca (número de batimentos cardíacos por minuto).

 

Atenção

 

Se seu resultado for acima de 129 x 80 mmHg, é importante procurar um médico, pois esse valor é considerado o estágio 1 da hipertensão, pela American Heart Association (Sociedade Americana do Coração) e pela American Stroke Association (Sociedade Americana do AVC). Se você já é hipertenso e obteve pressão máxima igual ou maior que 180 (ou 18, dependendo do aparelho) e/ou mínima maior que 120 (ou 12), procure imediatamente um pronto-socorro. (Veja como interpretar os resultados da medição da sua pressão arterial aqui.)

Jamais pare de tomar os medicamentos prescritos e registre suas medidas para mostrar ao médico cada vez que você tiver uma consulta. Só ele poderá ajustar o tratamento para garantir o controle da pressão arterial.

Consultoria: Sociedade Brasileira de Hipertensão e Dr. Daniel Pellegrino

Sobre o autor: Maiara Ribeiro

Maiara Ribeiro é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella e interessada em temas relacionados a saúde da mulher e deficiências na infância.

Leia mais