Quando prolongada por muito tempo, evacuação excessiva pode provocar desidratação. Saiba como preparar o soro caseiro em caso de diarreia.
Muita gente não sabe, mas a diarreia é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada dia, 15 crianças morrem vítimas desse quadro no Brasil.
O que caracteriza a diarreia são o número excessivo de evacuações e a mudança de consistência das fezes. Ir ao banheiro muitas vezes e apresentar fezes muito amolecidas ou praticamente líquidas são sinais do problema.
O principal risco é a desidratação. Para evitá-la, o paciente deve ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia.
Atenção: se os sintomas persistirem por mais de 2 dias, houver sangue nas fezes ou outro sintoma (como febre, por exemplo), procure orientação médica.
Modo de preparo do soro caseiro
Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.
Você também pode verificar se a Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo de sua casa fornece uma colher-padrão para preparação de soro caseiro. Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas rasas do lado grande (da colher-padrão) de açúcar e 1 medida rasa do lado pequeno (da colher-padrão) de sal.
Orientações em caso de diarreia
- Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.
- Atenção: pessoas com pressão alta, doenças renais ou cardíacas, glaucoma, entre outras, não podem ingerir sódio em grandes quantidades. Se você tem alguma doença crônica e apresentar diarreia, consulte seu médico;
- Caso o paciente ainda seja lactente, mantenha o aleitamento materno. Pessoas de outras faixas etárias devem manter a alimentação, mas evitar alimentos gordurosos e com resíduos, como bagaço de frutas e salada. Veja aqui os alimentos indicados e os que devem ser evitados;
- Lave bem as mãos depois de usar o banheiro e antes das refeições;
- Preste atenção às crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, pois eles desidratam mais depressa, às vezes em um só dia.