Quais vacinas os pacientes com câncer podem tomar?

Vacinas produzidas com vírus inativados são indicadas para pessoas com câncer, enquanto vacinas com vírus atenuados não são recomendadas , pois o sistema imunológico do paciente oncológico pode estar debilitado. 

paciente com câncer recebe vacina no braço

Compartilhar

Publicado em: 29/04/2024

Revisado em: 30/04/2024

Vacinas produzidas com vírus inativados são indicadas para pessoas com câncer, mas vacinas com vírus atenuados não são recomendadas, por conta do sistema imunológico debilitado do paciente. 

 

Durante o tratamento oncológico, tanto a quimioterapia quanto a radioterapia podem tornar o sistema imunológico do paciente menos eficiente, aumentando o risco de infecções. 

Isso ocorre porque os medicamentos utilizados no tratamento também podem atingir as células sadias, inclusive as da medula óssea. Dessa maneira, há queda na produção de elementos do sangue, diminuindo os níveis de glóbulos brancos (células de defesa do organismo contra infecções).

Por causa disso, muitos pacientes com câncer podem precisar ser vacinados novamente contra doenças para as quais possivelmente já foram vacinados. 

 

Infecções comuns nesse período 

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), entre as infecções de risco para pessoas com câncer destacam-se a influenza e a doença pneumocócica (DP). Para esses pacientes, o risco de desenvolver a forma invasiva da DP é 12 vezes maior em relação à população geral e aumenta ainda mais se a pessoa estiver utilizando drogas imunossupressoras. 

Em relação à influenza, o risco de hospitalização é quatro vezes maior, e a vacinação é capaz de permitir uma redução de 58% em relação a todos os casos de mortalidade em pacientes vacinados com câncer sólido ou hematológico. 

Mas é importante destacar que os pacientes devem receber as doses de vacina antes de iniciar o tratamento oncológico (depende da avaliação do oncologista e do tipo de vacina, se com vírus vivo ou atenuado). As vacinas inativadas devem ser aplicadas de duas a quatro semanas antes do início do tratamento. 

 

Vacinas inativas recomendadas para pacientes com câncer 

Os imunizantes inativos são produzidos com bactérias ou vírus mortos, ou apenas partes do agente infeccioso. Por isso são consideradas seguras para pacientes oncológicos. 

A seguir, elencamos as principais indicações de vacinas, lembrando que é importante discutir com o médico quais delas são realmente recomendadas, pois a indicação pode variar caso a caso. 

 

Influenza  

Todos os pacientes com câncer acima de seis meses de idade devem receber a vacina Influenza anualmente. 

Os membros da família também devem receber a vacina da gripe, pois ao se protegerem, eles também protegem o paciente de contrair a doença.

Onde se vacinar: UBS, CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) e serviços privados de vacinação.

 

Pneumocócica  

A vacina pneumocócica ajuda a prevenir infecções graves nos pulmões, no sangue ou no cérebro causadas por bactérias. Geralmente, os pacientes com câncer devem receber dois tipos de vacina pneumocócica. Essas vacinas devem ser administradas duas semanas antes da quimioterapia, mas é importante discutir com o médico previamente. 

Onde se vacinar: CRIE e serviços privados de vacinação. 

 

HPV 

A vacina contra o HPV protege contra vários tipos de cânceres causados ​​pelo papilomavírus humano (HPV), incluindo câncer de colo do útero, câncer anal, câncer de pênis e de vulva e pode ser indicada ao paciente oncológico. 

Onde se vacinar: CRIE: mulheres de 9 a 45 e homens de 9 a 26 anos.

Serviços privados de vacinação: a partir dos 9 anos, de acordo com a recomendação da bula.

 

Vacina da hepatite A 

A vacina de hepatite A ajuda a combater infecções causadas pelo vírus da hepatite  A(HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno; contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

Onde se vacinar: UBS, CRIE e serviços privados de vacinação.

 

Vacina da hepatite B 

A vacina contra hepatite B previne infecções no fígado provocada pelo vírus da hepatite B (VHB), que é transmitida por meio de fluídos corporais, como sangue, sêmen e saliva, bem como por meio de objetos contaminados. 

Onde se vacinar: UBS, CRIE e serviços privados de vacinação.

 

Vacinas não recomendadas para pacientes com câncer

Vacinas desenvolvidas por bactérias ou vírus vivos atenuados, como por exemplo a vacina contra dengue, febre amarela, herpes-zóster, caxumba, rubéola e tuberculose (BCG), não são indicadas para pacientes com câncer, pois como seu sistema imunológico está debilitado e impedido de gerar uma resposta imunológica rápida, existe o risco de a pessoa desenvolver a doença contra a qual os imunizantes deveriam proteger. 

Além disso, qualquer antecedente de alergia grave a algum componente da vacina pode contraindicar a administração de um imunizante. 

 

Vacina contra covid-19 pode? 

Ainda segundo a Sbim, todas as vacinas para covid-19 disponíveis hoje são feitas com vírus inativado, por isso não há contraindicações. 

A SBIm tem um guia de vacinação do paciente oncológico que pode ajudar. Clique aqui.

 

Veja mais

Sair da versão mobile