Página Inicial
Câncer

Radioterapia

Mais seletiva que a quimioterapia, esse tratamento oncológico busca atingir somente as áreas com células em processo de divisão descontrolada.

Publicado em 02/01/2013
-
Revisado em 11/08/2020

A radioterapia é o tratamento que procura atingir somente as regiões onde ocorrem processos descontrolados de divisão de células, sendo por isso mais seletiva que a quimioterapia.

 

A radioterapia é um tratamento oncológico que consiste no uso de ondas eletromagnéticas para a destruição de células tumorais. Mais seletiva que a quimioterapia, esse método busca atingir somente as áreas com células em processo de divisão descontrolada.

O esquema de aplicação é decidido caso a caso e pode ser até diário. Os efeitos colaterais dependem muito do local de incidência, mas de forma geral são menos desagradáveis que os da quimioterapia e  na maioria das vezes limitam-se a problemas de pele, como ressecamento, queimaduras e descamação. Se a radiação for direcionada para regiões como genitais ou medula, podem haver efeitos específicos como azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), anovulação (não liberação de óvulo) e leucopenia (diminuição da quantidade de leucócitos).

Compartilhe
Sair da versão mobile